Início » Cultura » Foi criado o Serviço Nacional de Informação
NESTA DATA

Foi criado o Serviço Nacional de Informação

Em 13 de junho de 1964, é criado o Serviço Nacional de Informação (SNI)

Foi criado o Serviço Nacional de Informação
Enquanto trabalhava no IPES, Golbery fundou o SNI (Reprodução/Internet)

Criado em 13 de junho de 1964, o Serviço Nacional de Informação (SNI) tinha como objetivo supervisionar e coordenar as atividades de informações e contra-informações no Brasil e no exterior. Para isso, utilizava grampos telefônicos, censura postal e investigações. O idealizador e primeiro chefe do SNI foi o general Golbery do Couto e Silva. O SNI era dividido em duas agências: a central, que coordenava as atividades centralizadamente, absorvendo as informações oriundas de outros escritórios e agências e enviava para os responsáveis competentes para a posterior utilização ou arquivamento.

A outra agência eram as regionais, que agiam de forma parecida com a Central, porém no nível dos estados. Para facilitar o trabalho das agências, existiam os escritórios que estavam espalhados por todo o país, a fim de coletar as informações e repassá-las para as instâncias superiores. Além disso, os escritórios coordenavam o trabalho dos agentes, “cachorros” e “secretas”. Os “cachorros” eram agentes não remunerados que trabalhavam de forma voluntária. Já os “secretas” foram pagos e treinados pelo SNI, sendo infiltrados nos mais diversos setores da administração pública e privada.

Outro setor que compôs o SNI foram as secretarias, que eram subdivididas em administrativa, política, econômica, ideológica e psicossocial. Em suma, elas tinham a função de evitar a perda de informações e aumentar a vigilância mútua. O Serviço Nacional de Informação ficou ativo até a criação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), em 1999, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Fontes:
Wikipédia-Serviço Nacional de Informação

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Adalberto Nogueira disse:

    O objetivo fundamental do SNI era dar assessoria de inteligência para as decisões do Presidente da Repúblicas. Algo que, sem dúvida nenhuma, falta hoje aos mandatários de plantão: não a assessoria, mas inteligência mesmo.

  2. Marluizo Pires Cruz disse:

    Muito elucidativo esse artigo publicado, Para atualizar o texto para descrever o apoio dos órgãos atual ao regime democrático no Brasil precisa para isso usar os verbo no presente e a sutileza de que os órgãos públicos estão subdivididos aos partidos políticos em busca da conquista dos votos para a manutenção do Poder Político, selecionando gestores, eis alguns verbos que deve ser atualizado para o presente, “utilizava” grampos telefônicos, censura postal e, “coordenava”, “enviava”, “existiam”, “estavam”, “coordenavam”, “eram”, “trabalhavam”, “foram”, “eram”, “tinham”. Em suma, mudam-se siglas ou palavras e fica tudo como Dantes no Castelo de Abrantes! … Peço perdão aos Professores por não ter aprendido melhor.

  3. Marco Thees disse:

    TERIA COMO CONSULTAR UMA AGENTE ATÉ FINAL DE 80 ?
    QUIAIS OS PASSOS E ONDE CONSULTAR ?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *