Início » Cultura » Inglaterra e França declaram guerra contra a Alemanha nazista
NESTA DATA

Inglaterra e França declaram guerra contra a Alemanha nazista

No dia 3 de setembro de 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial

Inglaterra e França declaram guerra contra a Alemanha nazista
A princípio o teatro de guerra era totalmente favorável à Alemanha (Reprodução/Getty Images)

No dia 3 de setembro de 1939, França e Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazista, que havia invadido a Polônia dois dias antes. Era o início da Segunda Guerra Mundial, conflito armado que envolveu as principais potências mundiais da época e só terminou em 1945, após a morte de aproximadamente 17 milhões de civis.

Os nazistas diziam que a invasão da Polônia era uma resposta a um ataque polonês feito a uma estação de rádio alemã. Entretanto, ficou provado mais tarde que era apenas um pretexto para ocupar o país vizinho.

Em 1938, a Alemanha já havia invadido algumas regiões da Tchecolosváquia habitadas por descendentes de alemães, entre elas a Boêmia. Em março daquele ano, toda a Tchecolosváquia e a Áustria estavam anexadas à Alemanha. Os países aliados não se manifestaram diante de tais desrespeitos à soberania dessas nações.

Após o início da Segunda Gurra Mundial, a Alemanha formou uma aliança com a Itália fascista e outras países do eixo e conquistou a maior parte da Europa em 1940, ameaçando a Grã-Bretanha.

Fontes:
Guia do Estudante-1939 - A Europa antes da guerra

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Stalin, Hitler, Mussolini, Churchil, Truman, Tojo, Peron, etc. O período mais obscuro da humanidade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *