Início » Cultura » Foi descoberta a Pedra Roseta
NESTA DATA

Foi descoberta a Pedra Roseta

No dia 19 de julho de 1799, foi descoberta a Pedra Roseta, um bloco de pedra com uma antiga escrita que revelou 1.400 anos de segredos do antigo Egito

Foi descoberta a Pedra Roseta
A pedra Roseta foi datada de 27 de março de 196 a.C (Reprodução/Internet)

O soldado francês Pierre Bouchard, durante uma expedição militar e científica de Napoleão Bonaparte ao Egito, encontra na cidade de Roseta, ao norte de Alexandria, um bloco de pedra balsático negro, que continha uma antiga escrita. Com o formato irregular, tinha quase 1,4 m de comprimento e 85 cm de largura, o objeto continha partes de textos escritos em três diferentes línguas: grego, hieróglifos e demótico.

Ao encontrar a pedra, Napoleão a levou para a França. Em 1801, depois da derrota de Napoleão, os ingleses levaram a pedra Roseta. Desde então, as escritas nela contida começaram a ser estudadas e traduzidas. O que impressionava, de acordo com os historiadores, era o fato que o texto em grego afirmava que os outros dois tipos de caligrafia continham o mesmo significado.

Os arqueólogos que estudaram a pedra dizem que os textos foram escritos por religiosos, declarando o faraó Ptolomeu V um ótimo governante e seguidor dos deuses egípcios. A pedra Roseta foi datada de 27 de março de 196 a.C.

Ao traduzir o que estava escritos, os estudiosos da época revelaram 1.400 anos de segredos sobre o antigo Egito, como as linguagens e a cultura. A Pedra Roseta está exposta no museu Britânico, em Londres, desde 1802.

 

Fontes:
InfoEscola-Pedra de Roseta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. kalil Saliba disse:

    Napoleão vendo as piramides disse aos seus ouvintes soldados, ” 40 séculos vós contemplam”. Não tinha essa informação que a pedra Roseta esta no museu Britanico. Passou da hora de devolve-la ao Egito.As nações saqueadoras e os colecionadores privados e instituições ladrões espoliadores de arte e reliquias que não lhes pertence, deveriam devolver todo o roubo feito, sob pena de corta-lhes uma das mãos.

  2. Áureo Ramos de souza disse:

    E onde encontrar o que estava escrito na Pedra

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *