Início » Cultura » Ford Modelo T
Nesta Data

Ford Modelo T

O Modelo T, ou 'Ford de bigodes' para brasileiros, começou a ser produzido pela Ford a partir de 1º de outubro de 1908

Ford Modelo T
Com o Modelo T, a Ford se tornou a maior empresa automobilística do mundo (Reprodução/Internet)

O Modelo T, conhecido no Brasil como “Ford de bigode” (por causa de seus pára-choques curvos lembrando um bigode antigo), começou a ser produzido pela Ford em Detroit em 1º de outubro de 1908.

Ou seja, há exatamente um século.

O automóvel, como o conhecemos até hoje, com o motor movido a combustão interna, surgiu no final do século XIX. Até então muitas tentativas tinham sido feitas de criar um carro a vapor, mas nada de prático foi produzido. Com o motor a combustão interna movido a gasolina, o carro ganhou realidade. Mas nos primeiros tempos era um objeto de consumo para pessoas ricas. Era um produto caro.

Henry Ford com seu Ford Modelo T (Reprodução/Internet)

Isso mudou com Henry Ford, um brilhante engenheiro que idealizou a linha de produção, criando assim a indústria moderna. O modelo T foi produzido de 1908 até 1927, com 15 milhões de unidades produzidas. O único modelo que ganha dele em duração e quantidade produzida foi, décadas depois, o Fusca da VW. O modelo da Ford transformou o automóvel de objeto de luxo a um que podia ser comprado pela classe média, ou mesmo pela classe operária.

Com ele, a Ford se tornou a maior empresa automobilística do mundo, chegando a ter 60% do mercado norte-americano no início dos anos 20. Poucos anos depois ela começou a perder mercado para a General Motors, que oferecia muitos modelos de diferentes cores, enquanto a Ford insistia no modelo único, e só na cor preta. Atribui-se a Henry Ford a frase: “O cliente pode comprar um carro da cor que ele quiser, desde que seja preto”.

Em 1927 o modelo T parou de vender. Ninguém mais queria esse carro que, apesar do preço barato, tinha se tornado obsoleto. A fábrica parou durante alguns meses até que pudesse lançar um modelo novo. A General Motors assumiu o posto de número 1 do mundo, que nunca mais perdeu.

Abaixo alguns números interessante a respeito do Ford Modelo T:

  • Em 1908, quando teve sua primeira unidade vendida, o Ford T custava US$ 825,00. Em 1925 o preço era de US$ 260,00
  • O Modelo “T” pode ser considerado o primeiro carro “universal”, em 1957 ele representava 57% da produção mundial de automóveis, era fabricado em vários países e tinha revenda em todos os continentes.
  • Foi o Modelo T que tornou padrão o uso de direção do lado esquerdo em grande parte do mundo.
  • O ditado que o Modelo T poderia “ser encomendado em qualquer cor, desde que preto”, vem em parte do fato de que 12 das 15 milhões de unidades produzidas eram pretas, e que as outras três milhões, produzidas em verde, vermelho e azul, eram tão escuras que dificilmente distinguiam-se dos pretos.
  • O Ford Modelo T Runabout foi a primeira pickup produzida, em 1925. Havia também um modelo TT com capacidade de carga de 1 tonelada.
  • Seu primeiro motor foi o primeiro quatro cilindros de bloco simples com cabeçote removível, tinha 2,9 litros e 20cvs de potência, a velocidade máxima do carro era de cerca de 70km/h e seu consumo variava entre 5 e 9 km/l.
  • Ao longo dos quase 19 anos em que esteve em produção, saíram das fábricas da Ford um total de 15 milhões de Modelos T, número que só viria a ser batido em 1972 pelo VW Fusca.
  • Em 1999, um painel de 126 jornalistas de 32 países, escolheu o Modelo T como carro mais influente do século XX.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. HENRIQUE FERREIRA disse:

    A alavanca da direita ajustava a alumagem, isto é, o avanço ou atraso da centelha e a alavanca da esquerda era do afogador.

  2. Alfredo Sloan disse:

    Totalmente sem nexo o comentário da leitora Aeshma. Como é um movimento em T? A peça se divide em duas e vai metade pra cada lado? É em L sim!

  3. Aeshma disse:

    thais nunes

    O nome T é devido ao jogo de xadrez, O grandioso Henry Ford acredita que análogo sociedade ser um jogo de xadrez ele seria o cavalo, e o movimento do cavalo na verdade não é em L mas sim em T!

  4. Decio Pedroso disse:

    Meu pai teve um Ford Modelo T na primeira metade do século passado. Diferentemente do que explica a matéria, ele dizia que os fordecos tinham o apelido de Ford de Bigode por causa da existência de duas pequenas alavancas que existiam fixadas na coluna da direção. Quando se desejava obter potência e correr bastante se abaixavam as duas alavancas, ao mesmo tempo, e o motor atingia sua máxima performance. As alavancas abaixadas é que tinham , nessa posição, a semelhança com um bigode. O Sr. Rudy Lang está absolutamente certo.

  5. thais nunes disse:

    voce pode me dizer porque o nome do automovel foi denominado modelo t?

  6. Rudy Lang disse:

    Excelente artigo, mas o nome FORD MODEL T não pode, nem teve a seu apelido, brasileiro (FORD DE BIGODE) oriundo dos para-choques, visto que o mesmo, conforme fotos, nem tinhas para-choques.
    Tanto quanto estou informado, a origem do BIGODE deve-se a existência de duas alavancas atrás do volante, sendo uma de cada lado. Uma servia para ajustar o ponto de ignição (adiantar ou atrasar a faísca) e a outra para ( não estou absolutamente certo) acelerar o veículo. A paisagem para o motorista então era de uma roda (direção) com os dois lados de um bigode presas no eixo da direção (um perfeito bigode).

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *