Início » Vida » Ciência » Galileu descobre as quatro luas de Júpiter
Nesta Data

Galileu descobre as quatro luas de Júpiter

No dia 7 de janeiro de 1610, Galileu descobre as quatro luas de Júpiter

Galileu descobre as quatro luas de Júpiter
De todas as descobertas de Galileu, essa foi a que mais pesou para o reconhecimento da teoria heliocêntrica (Reprodução/Internet)

Galileu descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter, agora chamados satélites galileanos. Eles são Io, Europa, Calisto e Ganimedes.

A primeira vez que Galileu viu esses objetos foi na noite do dia 7 de janeiro de 1610. Nessa data ele viu três pequenas “estrelas” enfileiradas próximas a Júpiter, que lhe chamaram a atenção. Na noite seguinte Galileu observou que essas “estrelas” haviam se movido, umas em relação às outras.

Ele continuou observando Júpiter e essas estranhas “estrelas”, noite após noite. No dia 13, Galileu conseguiu visualizar uma quarta “estrela” na mesma linha das três demais e ficou claro  que esses quatro objetos que nunca se afastavam do planeta e constantemente alteravam suas posições uns em relação aos outros e em relação a Júpiter. Com isso, concluiu que esses quatro objetos não eram estrelas, mas sim satélites de Júpiter.

De todas as descobertas de Galileu, essa foi a que mais pesou para o reconhecimento da teoria heliocêntrica; mostrando irrefutavelmente que um corpo pode se mover no espaço e carregar outros corpos girando em torno de si. Um dos principais argumentos dos geocentristas era de que a Terra não se movia no espaço, pois caso contrário, não conseguiria carregar a Lua em torno dela.

 

 

 

Fontes:
Inape-As Luas de Júpiter

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *