Início » Cultura » Johann Sebastian Bach
Nesta Data

Johann Sebastian Bach

No dia 28 de julho de 1750, morre Johann Sebastian Bach, considerado um dos três maiores músicos eruditos de todos os tempos

Johann Sebastian Bach
Bach deixou mais de 1100 obras para a posterioridade (Foto: Reprodução/Internet)

Johann Sebastian Bach é considerado um dos maiores músicos da história da humanidade. Bach é alemão e morreu no dia 28 de julho de 1750. Conceitos elaborados por ele estão entranhados na música há séculos. Bach, Beethoven e Mozart compõe a tríade dos principais artistas da música clássica na história.

Nascido na região alemã de Turíngia, sua família era seguidora da fé luterana e tinha tradição na música. Aos dez anos ficou órfão e passou a ser criado por seu irmão mais velho, o organista Johann Cristoph, que influenciou em sua formação musical.

Começou na carreira musical como organista em uma igreja de Neufirche, em 1703. Lá fez suas primeiras composições religiosas nos seus cinco anos de casa. Em 1708, Bach foi contratado pelo duque Willhelm Ernst, de onde saiu por não se setir valorizado e foi contratado posteriormente pelo príncipe Leopold Von Anhalt-Coethen, por um salário menor.

Johann Sebastian Bach é o principal responsável por separar a música da dança e do canto, dando-lhe vida própria e valorização. Ele deixou mais de 1100 obras, em sua maioria músicas sacras, apesar de não vinculadas à igreja.

Bach morreu em 1750, aos 65 anos, em Leipzig, já praticamente cego e sem terminar sua obra “Arte da Fuga”. Após seu falecimento, um cidadão identificado apenas pelas iniciais BWN catalogou toda sua obra, que ficou escondida por muito tempo. Até 1829, as músicas de Bach eram tidas como melancólicas e místicas. Apenas após Felix Mendelssohn promover o “retorno a Bach” que o alemão recebeu o reconhecimento que tem até hoje.

Fontes:
InfoEscola-Johann Sebastian Bach

2 Opiniões

  1. carlos disse:

    bach é sem duvida o moto continuo e perpétuo da genialidade é nesse gÊnio que de fato constatamos a grandiosidade que só transparece através das complexas escalas harmônicas desse compositor genial

  2. Markut disse:

    Na corda esticada sobre o abismo, de outro luminar do pensamento ocidental, Nietzsche, Bach ocupa, sem dúvida, um lugar privilegiado, do lado de quem ascendeu aos píncaros da sublimação.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *