Início » Cultura » Artes Plásticas » Hélio Oiticica
Nesta Data

Hélio Oiticica

No dia 26 de julho de 1937, nasceu o pintor, escultor e artista plástico brasileiro, Hélio Oiticica

Hélio Oiticica
Obra de Hélio Oiticica no Instituto Cultural Inhotim (Foto: Wikimedia)

Hélio Oiticica foi um artista brasileiro. Ele criou teorias sobre o fazer artístico. É considerado um dos principais estudiosos da arte do Brasil de todos os tempos. Oiticica nasceu no dia 26 de julho de 1937, no Rio de Janeiro.

Filho de José Oiticica, famoso fotógrafo, Hélio começou seus estudos em casa, onde aprendeu matemática, ciências, línguas, história e geografia, lecionadas pelo pai e pela mãe. Aos dez anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde ficou por dois anos e estudou pela primeira vez em uma escola oficial. Nos EUA foi onde teve seu primeiro contato com a arte.

Começou a estudar pintura em 1954, com Ivan Serpa. Sua primeira exposição foi no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinco anos depois, passou a fazer parte do Grupo neoconcreto e desenvolveu pinturas a óleo. Começou a desenvolver trabalhos em relevo e em 1964, conheceu o processo de produção dos carros alegóricos do carnaval carioca. Essa experiência mexeu com a carreira de Oiticica.

Nesta mesma época, Hélio criou o Parangolé, o que ele chamava de “antiarte por excelência”, uma pintura viva e ambulante. No ano seguinte, ao apresentar os Parangolés  vestidos por passistas da Mangueira, foi expulso do MAM.

Hélio Oiticica morreu em 22 de março de 1980, deixando centenas de obras para a posterioridade.

Fontes:
UOL-Hélio Oiticica

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *