Início » Cultura » Nasce Henry Ford
Nesta Data

Nasce Henry Ford

Pioneiro mundial da indústria automobilística moderna, Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863

Nasce Henry Ford
Henry Ford demonstrou, desde cedo, talento para a mecânica (Reprodução/Internet)

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em uma fazenda perto de Detroit, Michigan. Embora seu pai esperasse que ele dedicasse sua vida a trabalhar na fazenda, Ford demonstrou, desde cedo, talento para a mecânica e desinteresse nos trabalhos do campo. Depois de vários empregos na área industrial, o empreendedor construiu seu primeiro veículo, um quadriciclo motorizado, em 1896.

Em 1899, ele fundou sua própria empresa para fabricar carros, a Detroit Automobile Company, mas esta não foi bem sucedida e fechou em 1901. Dois anos depois, ele fundou a Ford Motor Company, que existe até hoje. Em 1908, esta lançou o Modelo T, conhecido no Brasil como “Ford de bigode”, em alusão a duas alavancas que saiam do volante e lembravam o formato de um bigode.

O Modelo T foi produzido até 1927, atingindo mais de 15 milhões de unidades. Alguns anos após o lançamento do Modelo T, Ford criou o conceito da linha de montagem, o qual é usado até hoje em grande parte das indústrias. Dentro desse conceito, cada operário se especializa em uma operação que é repetida dezenas ou centenas de vezes por dia. O operário fica parado em um só lugar e os carros passam em uma esteira rolante. Esse sistema traz uma produtividade muito maior, diminuindo os custos de produção. O fordismo, como ficou conhecido o estilo de produção, foi criticado por muitos como desumano e satirizado pelo ator Charles Chaplin no famoso filme “Tempos modernos”.

O carro foi lançado inicialmente a US$ 825,00 e esse preço foi caindo anualmente com o aumento de produtividade. Com isso, o automóvel, que até então era um brinquedo de luxo para pessoas ricas, se tornou um meio de transporte acessível a todas as pessoas com um bom emprego.

Em 1914, Ford chocou o meio empresarial ao anunciar que passaria a pagar a seus operários US$ 5,00 por hora, o dobro do valor vigente no mercado. Com isso, ele atraiu os melhores funcionários, diminuiu seus custos de treinamento e ganhou ainda mais em produtividade. Sua meta era que cada funcionário da empresa pudesse ter seu carro. No auge do sucesso a Ford chegou a ter 50% do mercado americano, mas no final da década de 1920 e início da década de 1930, perdeu a liderança para a General Motors, que permanece na frente até hoje.

Henry Ford deixou a maior parte de sua fortuna para a Fundação Ford, que ainda é muito ativa em projetos de caridade, inclusive no Brasil. Ele morreu em Detroit, em 7 de abril de 1947.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *