Início » Cultura » Invasão da Polônia pelos alemães
Nesta Data

Invasão da Polônia pelos alemães

No dia 1° de setembro de 1939, começa a Segunda Guerra Mundial

Invasão da Polônia pelos alemães
A operação, também chamada de Operação Fall Weiss, teve início logo nas primeiras horas da madrugada quando um encouraçado alemão abriu fogo contra as guarnições polonesas (Reprodução/Internet)

A invasão da Polônia foi o evento que determinou o início da Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1930, o clima de tensão pairava na Europa. A expansão dos regimes autoritários na Itália e na Alemanha criava certa instabilidade no continente. A situação era consequência ainda da Primeira Guerra Mundial, que afundou os derrotados em conjunturas delicadas. Nesta época, o país mais prejudicado foi a Alemanha, que passou a ser liderada por Adolf Hitler na década de 1930.

Hitler iniciou uma política autoritária que permitiu certa recuperação econômica alemã, isso atraiu a população do país para seu lado. Enquanto isso, o exército alemão ia se preparando, fortificando suas estruturas. Hitler comandou diversas manobras políticas para aumentar o território da Alemanha ainda antes do início da Segunda Guerra Mundial.

A invasão da Polônia pelos nazistas ocorreu no dia primeiro de setembro de 1939. A operação, também chamada de Operação Fall Weiss, teve início logo nas primeiras horas da madrugada quando um encouraçado alemão abriu fogo contra as guarnições polonesas. Poucas horas depois, tropas nazistas já avançavam pelo território polonês pelo Norte e pelo Sul.

Os nazistas argumentaram que a invasão era uma resposta a um ataque polonês feito a uma estação de rádio alemã. Entretanto, ficou provado mais tarde que era apenas um pretexto para invasão. Contra os ataques alemães, França, Reino Unido, Canadá,Nova Zelândia e Austrália declararam guerra aos nazistas, no dia 3 de setembro.

 

Fontes:
InfoEscola-Invasão da Polônia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *