Início » Opinião » Biografias » Jacob do Bandolim
Biografia

Jacob do Bandolim

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Jacó Pick Bittencourt nasceu no Rio em 14/2/1918. Começou seu envolvimento com a música cantando no coro do colégio. Ainda criança tocou gaita-de-boca, tentou o violino e acabou se acostumando ao bandolim, que tocava de ouvido. Em 1933, aos 15 anos, apresentou-se pela primeira vez em uma rádio e a partir daí sua carreira deslanchou. Acompanhado de um conjunto, passou a acompanhar os cantores da Rádio Guanabara.

A música, contudo, não lhe permitia sustentar a família. Foi vendedor, farmacêutico, corretor de seguros. Em 1940 passou em concurso para escrevente da justiça e trabalhou nesse cargo até morrer.

Em 1947 gravou seu primeiro disco, um 78 rotações, contendo uma música de sua autoria.  Seu primeiro LP é de 1957, pela gravadora Victor, na qual gravou quatro LPs entre 1957 e 1967. Em 1968 participou com Elisete Cardoso e o Zimbo Trio de um show ao vivo, cuja gravação lançada em dois discos pelo Museu da Imagem e do Som do Rio teve grande sucesso. Essa gravação registra seu grande virtuosismo, com ele dialogando de igual para igual com o trio, considerado o melhor conjunto instrumental da época.

Morreu no Rio pouco tempo depois, em 13 de agosto de 1969, vítima de um ataque cardíaco. Deixou dois filhos, Sérgio e Helena, também compositores.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *