Início » Cultura » Johann Wolfgang Goethe
Biografia

Johann Wolfgang Goethe

No dia 28 de agosto de 1749, nasceu Johann Wolfgang Goethe, que é considerado a principal figura da literatura alemã

Considerado a maior figura da literatura alemã, Johann Wolfgang Goethe nasceu em Frankfurt no dia 28 de agosto de 1749 em um ambiente culto da burguesia.

Aos 16 anos foi para Leipzig, onde iniciou seus estudos. Em Estrasburgo, estudou Belas Artes, Latim, Grego, Francês, Italiano e fez os cursos de medicina, botânica e geologia.
Com 19 anos, regressou a Frankfurt doente, devido à vida agitada que levava. Em 1770 retornou a Estrasburgo, onde se formou advogado. Neste período, descobriu a Arte Gótica e tornou-se um dos principais promotores do movimento pré-romântico literário.

Entre 1775-83, Goethe ocupou altos cargos públicos em Weimar, tornando-se o principal conselheiro do Duque de Saxe-Weimar.

Em 1786 Goethe foi para a Itália, onde recebeu influência do mundo clássico e cultivou as Ciências Físicas e Naturais. Três anos depois, já em Weimar, nasceria seu filho, Augusto, fruto de seu relacionamento com Cristiane Vulpius, com quem se casou em 1806. Goethe morreu aos 83 anos em Weimar, no dia 22 de março de 1832.

Goethe não é considerado propriamente um filósofo, mas suas obras davam respostas às dúvidas filosóficas da época. Ele considerava que a natureza e a arte seriam regidas pelas mesmas leis. No campo científico, passou anos se dedicando à obra Doutrina das Cores.

O autor assimilou o romantismo, integrou o classicismo e figura entre os primeiros poetas líricos, escrevendo obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther e Trilogia da Paixão. Sua obra mais famosa é “Fausto”, que foi publicada em duas partes e simboliza o espírito humano inquieto e ambicioso que luta pelo conhecimento da suprema verdade.

1 Opinião

  1. EDVALDOTAVARES disse:

    PARA GOETHE TODOS OS ESFORÇOS HUMANOS TÊM SIGNIFICADO. O otimismo sempre fazia parte da sua pregação, esta crença era incutida de uma maneira equilibrada e sensata em todas as suas obras literárias. Seu pai desejava que fosse advogado, mas preferia se dedicar ao estudo da Química na Escola de Medicina. Ficou famoso ao escrever uma peça que transformava um cavaleiro medieval, lider de camponeses revoltosos e ladrão em herói, que enfrenta a sociedade e sucumbe por ser virtuoso demais para um mundo mesquinho. Johann Wolfgang von Goethe, dedicou-se às belas-artes, ao teatro, ao amor e à investigação científica. O Romantismo francês, foi moldado no seu livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther" ou simplesmente "Werther", que influenciou a juventude da época, chegando a desencadear uma onda de suicídios. O outro livro foi "Fausto", no qual Goethe faz marcante modificação do astrólogo, mago e quiromante do século XVI, Dr. Fausto. Reza na história que, Fausto negociou a sua alma com o demônio, em troca de prazeres terrenos. Hoje, Goethe ocupa lugar de destaque na literatura de língua alemã e merece atenção na literatura de todos os cantos do mundo. "BRASIL ACIMA DE TUDO". MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *