Início » Vida » Ciência » A importância dos metais raros para o mundo
LIVROS

A importância dos metais raros para o mundo

Livro mostra que metais raros são de extrema importância para a vida no mundo contemporâneo

A importância dos metais raros para o mundo
Metais raros estão por toda a parte, em pequenas proporções (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Muitos adeptos das escovas de dentes elétricas desconhecem o fato de elas produzirem mais de 62 mil movimentos a cada dois minutos. A força para realizar esses movimentos vem de pequenos imas, feitos com três metais raros: Neodímio, Disprósio e Boro.

No total, uma escova de dente elétrica tem 35 diferentes tipos de metais. A jornada desses metais até a escova de dentes envolve, entre outros países,  China, República Democrática do Congo, Chile, Rússia, Coreia do Sul, Indonésia e Turquia.

A trilha desses metais raros até os produtos de consumo é descrita no livro The Elements of Power, de David Abraham. O livro descreve o percurso dos metais não porque são raros, mas porque eles estão por toda a parte, em quase todos os bens de consumo, em pequenas frações, porém, essenciais.

O Índio, por exemplo, está presente nas telas de iPhone e fazem o link invisível entre a tela e o dedo do usuário. Uma pequena pitada de Nióbio, metal raro encontrado em grande parte no Brasil, torna muito mais resistente o aço usado em pontes e tubulações.

O livro é, ao mesmo tempo, crítico e ativista dos metais raros. Isso porque, além de exaltar a utilidade dos metais na criação de produtos sustentáveis, ele também ressalta a trilha de poluição deixada pela mineração e refino deles.

Fontes:
The Economist-Unobtainiums

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site