Início » Cultura » Livros » Crise imobiliária irlandesa
Livros

Crise imobiliária irlandesa

Nos livros “The Bankers: How the Banks Brought Ireland to Its Knees”, de Shane Ross e “Follow the Money”, de David McWilliams, os autores explicam com clareza a queda da economia da Irlanda depois de mais de uma década de crescimento contínuo.

Durante mais de uma década a economia da Irlanda cresceu mais rápido do que qualquer outra na Europa Ocidental. Mas esse processo também trouxe uma sensação de invulnerabilidade. Os irlandeses passaram a comprar muitos imóveis, causado o aumento dos créditos em 2007. Desde então, tudo mudou. A economia encolheu um décimo, o desemprego triplicou, os bancos passaram a enfrentar dificuldade e as finanças públicas do país ficaram aos pedaços. Em “The Bankers”, o autor documenta uma série de escândalos bancários e falências, fala sobre o regulador financeiro do país e castiga políticos que financiaram campanhas eleitorais com a ajuda de construtores. Ele também investiga as ligações entre os financistas e os produtores imobiliários. Já em “Follow the Money”, o autor defende soluções radicais. Para ele todo banco que não conseguir se sustentar deve falir. Além disso, o governo irlandês deve suspender sua participação no euro e desvalorizar sua nova moeda. David captura o medo, a vergonha e a desesperança dos especuladores de imóveis falidos.

Fontes:
Economist - Learning to make do and mend

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Markut disse:

    Dentro de uma ótica de economia globalizada,podemos ver este caso como mais um desdobramento de descarrilamento da economia capitalista, que exigirá a sua devida reposição nos trilhos.
    Cuidado com as cabeças pensantes que optaram, eufóricos, por decretar o fim do capitalismo e que enxergam no horizonte a redenção do socialismo econômico, que nada mais é do que a socialização da miséria.
    O século XX está prenhe de exemplos catastróficos, corroborando esta percepção.

  2. luiz antonio vieira barbi disse:

    TALVEZ SEJA UM LIVRO QUE POSSA TRAZER BOAS IDEIAS SOBRE AS LOUCURAS ESPECULATIVAS ATUAIS…QUE POSSA SERVIR DE EXEMPLO, INCLUSIVE PARA NOS AQUI DO BRASIL….

  3. Apolonio Prestes disse:

    O colega luiz antonio vieira barbi é uma espécie de Diogo Mainardi dos pobres. Às vezes tem uma idéia boa, mas é atrevidinho e mal educado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *