Início » Cultura » Livros » Grande escritor, pessoa horrível
Knut Hamsun

Grande escritor, pessoa horrível

Grande escritor, pessoa horrível
Capa do livro

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O livro “Knut Hamsun: Dreamer and Dissenter”, de Ingar Sletter Kolloen, conta a história do grande escritor norueguês Knut Hamsun.

O autor utilizou um enorme arquivo com documentos e anotações do psiquiatra que Hamsun consultou quando sentiu que seus poderes criativos estavam diminuindo. Hamsun não tinha quase nenhuma instrução. Depois de conseguir escapar da casa de um tio que o espancava, trabalhou com serviços domésticos, passou fome e muitas mulheres se apaixonaram por ele. A rejeição, a agitação interna e a inveja que sentia dos escritores de sucesso nunca o fizeram desistir de ser um poeta e herói. Ele conseguiu entrar para a sociedade literária e teve alguns trabalhos publicados. Em 1920 ganhou o prêmio Nobel pelo livro “The Growth of the soil”, tornando-se conhecido no mundo da literatura e muito admirado na Alemanha e na Escandinávia.

Hamsun apoiou a ascensão de Hitler, declarando que o povo alemão e os países nórdicos seriam ressuscitados. Quando a guerra começou, ele saudou os nazistas na Noruega e promoveu Vidkun Quisling, o político norueguês que conduzia o governo colaboracionista. Depois da guerra, Hamsun foi julgado e condenado a pagar uma pesada multa. Embora tivesse quase 90 anos e fosse surdo, se recusou a pedir desculpas.

Fontes:
Economist - Knut Hamsun -- Terrible man, celebrated writer

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Dorival Silva disse:

    Nunca tinha ouvido falar nesse Knut Hamsun. Ibsen é muito mais importante. Mas não surpreende ele ser um artista de valor e ser mau caráter: isso é comum, a ilusão de que o grande artista é uma boa pessoa é uma grande falácia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *