Início » Cultura » Livros » San Martín, um soldado argentino e um herói americano
Biografia

San Martín, um soldado argentino e um herói americano

San Martín, um soldado argentino e um herói americano
San Martin lutou ao lado de Simón Bolívar (Foto: Wikimedia)

Nos últimos anos, o culto a Simón Bolívar ofuscou a memória de outro grande líder militar das guerras contra a hegemonia espanhola nas Américas. O general José de San Martin nasceu no dia 25 de fevereira de 1778, na Argentina. Ele teve papel vital nos processos de independência das Américas junto a Simón Bolívar. San Martin morreu no dia 17 de agosto de 1850, em

Mesmo assim, San Martín ainda é visto como um libertador na Argentina, no Chile e no Peru. Às vésperas do bicentenário dos movimentos de independência, e em uma tentativa de resgatar San Martín de sua relativa obscuridade, o historiador britânico John Lynch lançou a biografia “José de San Martín: Argentine Soldier, American Hero”.

Nascido no interior da Argentina, filho de um oficial do exército espanhol, San Martín mudou-se quando criança para a Espanha e ao longo de duas décadas serviu ao exército do país, chegando ao posto de tenente-coronel de cavalaria. Em 1812, passou a lutar contra os espanhóis, pela independência das colônias américo-espanholas.

Fontes:
Economist - José de San Martín: Argentine soldier, American hero

2 Opiniões

  1. Daniel Sombra disse:

    Na verdade Bolivar e San Martin, ao contrário do que alguns bobos (as) pensam, tinham o mesmo sonho: ver a América Espanhola, mas a única homenagem que eles recebem é o nome de uma competição de futebol. Lamentável!

  2. heloisa disse:

    Enfim o Bolivarismo encontra outro herói na América espanhola, opositor de Simon Bolivar. Ambos não são pátrios, como se equivocou Chaves e a escola de samba Vila Isabel. Já Tiradentes, nosso herói da independência, nem foi muito festejado, seu dia por muitos confundido com o dia do descobrimento que Lamartine Babo eternizou num samba erroneamente como o dia 21 de abril.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *