Início » Cultura » Livros » Um livro de memórias do conflito da Caxemira
História

Um livro de memórias do conflito da Caxemira

O livro fala sobre o conflito na Caxemira, uma região que foi alvo de sangrenta disputa territorial entre Índia e Paquistão

Um livro de memórias do conflito da Caxemira
Parte da capa do livro "Curfewed Night"

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O livro de Peer Basharat “Curfewed Night: One Kashmiri Journalist’s Frontline Account of Life, Love and War in His Homeland”, editora Scribner, fala sobre o conflito na Caxemira. A Caxemira é uma região que fica ao extremo noroeste do subcontinente indiano e foi alvo de sangrenta disputa territorial entre Índia e Paquistão.

O autor decide abordar, principalmente, como o desgoverno indiano e uma eleição fraudulenta provocaram protestos e, em seguida, a partir de 1989, a insurreição. Além disso, como o Paquistão, que disputa a soberania sobre a Caxemira com a Índia, alimentou a guerra e a criação de campos de treinamento para militantes. A dúvida permanente é de como bombas, armas, batalhas, torturas e desaparecimentos transformaram a Caxemira, tida como um paraíso, em um verdadeiro inferno.

Depois de 2003, as relações entre Índia e Paquistão melhoraram e o derramamento de sangue diminuiu. Mas o conflito ainda não acabou e somente neste ano 150 pessoas já morreram.

Leia mais:

População sofre com problemas psicológicos

Dois novos livros contam a história da Índia

Fontes:
Economist - Kashmir: Failing the test

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *