Início » Cultura » Nasceu Marcel Proust
NESTA DATA

Nasceu Marcel Proust

No dia 10 de julho de 1871, nasce o escritor francês Marcel Proust

Nasceu Marcel Proust
Escritor francês Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris (Reprodução/Internet)

O escritor francês Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris, no dia 10 de julho de 1871. Asmático, passou a infância no Champs-Élysées, em Paris, buscando suavizar os efeitos da doença com o ar saudável do lugar.

Em 1892 fundou com alguns amigos a revista Le Banquet, onde publicou suas primeiras obras, em maioria, poemas e contos. Formou-se em Direito em 1893 e em Literatura em 1895 pela Faculdade da Sorbonne. Aos 25 anos lançou seu primeiro romance: Os prazeres e os Dias, baseado nos costumes da aristocracia parisiense.

Com a morte de seu pai, em 1903, e de sua mãe, em 1905, Proust isolou-se em seu apartamento na capital francesa e dedicou seu tempo à criação de Em busca do tempo perdido, sua obra mais conhecida, considerada por muitos o principal romance do século XX. Com um estilo inovador, o escritor usou em seu texto conceitos psicanalíticos, que ainda estavam sendo difundidos. Um exemplo é o episódio do cheiro da “madeleine”, um tipo de biscoito, embebida no chá, que faz com que o autor rememore involuntariamente a sua infância e, a partir disso, desenvolva a história.

Em busca do tempo perdido foi publicado entre os anos de 1913 e 1927 em oito volumes — No Caminho de Swann, À Sombra das Raparigas em Flor, O Caminho de Guermantes (1 e 2), Sodoma e Gomorra, A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Redescoberto. Proust morreu em 18 de novembro de 1922.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Regina Caldas disse:

    Uma das cenas mais lindas descritas por Proust , é um jantar no restaurante de um hotel luxuoso onde a elite parisiense se hospeda durante o verão. O autor descreve o salão de refeições em seus mínimos detalhes. Descreve os comensais luxuosamente vestidos ao redor de mesas impecáveis, conversando amenidades enquanto jantam. E termina conduzindo seus leitores ao lado externo das janelas do salão, onde olhos famintos acompanham deslumbrados o banquete dos hóspedes do hotel… ….

  2. Regina Caldas disse:

    Grande Proust! As flores de sua infância, suas demonstrações de carinho à avó, a querida Françoise que o acompanha desde a mais tenra infância, quantos personagens de seus romances tão bem descritos por ele, que se tornam reais em nossas vidas. É sempre bom reler Proust.

  3. Dorival Silva disse:

    O maior romance do século XX, sem dúvida! Marcel Proust foi um grande gênio da literatura. “Em busca do tempo perdido” é único.

  4. Carlos U. Pozzobon disse:

    Um dos principais escritores clássicos da língua francesa. As Recherches é uma coletânea de leitura obrigatória para quem quer conhecer o refinamento da cultura francesa, bem como a literatura com arte de expressão. Proust trabalha a linguagem com uma pintura impressionista, com todo o domínio dos valores, aspirações e sensibilidade da Belle Époque. Sua descrição dos personagens transpira os valores da aristocracia que – como em Lampedusa – se encerra para sempre com o novo século, mas onde a graça e a sensualidade estão sempre presentes na postura e no trato social, principalmente no saber falar, uma arte quase desaparecida na literatura posterior.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *