Início » Cultura » Margaret Thatcher tomou posse como primeira-ministra da Inglaterra
NESTA DATA

Margaret Thatcher tomou posse como primeira-ministra da Inglaterra

No dia 11 de julho de 1979, a ‘Dama de Ferro’ foi a primeira mulher a ocupar o cargo

Margaret Thatcher tomou posse como primeira-ministra da Inglaterra
A rigidez nas medidas implantadas renderam-lhe o apelido de 'Dama de Ferro' (Reprodução/Internet)

Margaret Thatcher, que foi líder do partido conservador inglês, tomou posse do cargo de primeira-ministra da Inglaterra. Durante o período havia recessão econômica, elevadas taxas de inflação, altos índices de desemprego e crise petrolífera. Logo em 1979, ela começou uma série de mudanças na economia inglesa, como: plano para a redução de impostos e controlar e realizar as reformas institucionais nos sindicatos trabalhistas ingleses.

A rigidez nas medidas implantadas renderam-lhe o apelido de “Dama de Ferro”. Contudo, elas não surtiram efeito imediato, levando a especialistas afirmarem que a economia do país entrou em uma recessão maior ainda. Os estudiosos que possuem uma visão política liberal-conservadora defendem as atitudes realizadas por Thatcher. Além disso, os cinco primeiros anos do seu mandato foram complicados por causa de sua política anticomunista e, por conta disso, enfrentou inúmeras greves e manifestações dos sindicatos trabalhistas.

Com a Guerra das Malvinas, sua popularidade elevou-se e ela conseguiu a reeleição. Já no segundo mandato, Thatcher promoveu uma série de privatizações de empresas estatais e continuou a combater os movimentos grevistas. A “Dama de Ferro” tornou-se uma das precursoras do neoliberalismo. Em 1984, sofreu atentado comandado pelo grupo terrorista IRA (Exército republicano irlandês) por não negociar a libertação de presos políticos. Margaret Thatcher morreu vítima de acidente vascular cerebral no dia 8 de abril de 2013, aos 87 anos.

 

Fontes:
BrasilEscola-Margaret Thatcher

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Ezequiel Domingues dos Santos disse:

    Coragem. Essa é a virtude e comportamento de quem tem por ideal apenas liberdade, redução de impostos e antitotalitarismo. O cerco no mundo está se fechando e não encontramos pessoas como Tachter.

  2. Regina Caldas disse:

    Ao lado de Reagan, Thatcher foi um ícone da política externa à época da Guerra Fria. Teve papel fundamental na abertura da cortina de ferro (URSS). Omitir sua atuação externa agride as lembranças que guardamos de uma mulher memorável.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *