Início » Cultura » Marlon Brando faz sua estreia como ator da Broadway
Nesta Data

Marlon Brando faz sua estreia como ator da Broadway

O papel de Stanley Kowalski transformou o ator em um símbolo sexual

Marlon Brando faz sua estreia como ator da Broadway
Fez mais seis filmes até interromper a carreira em 1979, retomada em 1990 com os filmes ‘Assassinato sob custódia’ e ‘Um novato na máfia’ (Reprodução/Internet)

Marlon Brando nasceu no dia 3 de abril de 1924, em Omaha, nos Estados Unidos. Seu interesse pelo teatro veio da mãe, Dorothy Pennebaker Brando, que, apesar de ausente, era talentosa e atuava em um teatro local. Ele estreou na peça ‘Um bonde chamado desejo’ na Broadway no dia 3 de dezembro de 1954, montagem esta que consolidou sua carreira e mais tarde foi levada ao cinema. O papel de Stanley Kowalski transformou o ator em um símbolo sexual.

Antes de apostar na carreira de ator, Brando entrou para a Academia Militar, em Fairbult, no ano de 1940 mas acabou sendo expulso por insubordinação. Em 1943 foi a Nova York, matriculou-se numa academia de teatro, dirigida pelo famoso Erwin Piscator, onde estudou o método de interpretação Stanislavski, com Setlla Adler.

Em 1953, ele se tornou referência para os jovens, interpretando Johnny Stalber no filme ‘O Selvagem’. Junto de James Dean e Elvis Presley, Brando era um dos ícones do estilo rebelde, na época. Recebeu o primeiro Oscar em 1954, com o drama “Sindicato de Ladrões – Há lodo no cais”.

O maior personagem de sua carreira, no entanto, foi Don Vito Corleone, de ‘O Poderoso Chefão/ O padrinho”, que lhe rendeu Oscar de melhor ator em 1972 e o título de ‘maior vilão da história do cinema’. Envolveu-se com movimentos a favor dos Direitos Civis e dos Indígenas, tanto que na cerimônia de entrega do prêmio enviou uma atriz vestida de índia para fazer um discurso em seu nome protestando contra a discriminação de indígenas norte-americanos.

Fez mais seis filmes até interromper a carreira em 1979, retomada em 1990 com os filmes ‘Assassinato sob custódia’ e ‘Um novato na máfia’. Sua trajetória artística inclui 42 películas, recebendo sete indicações e duas premiações do Oscar como melhor ator. Morreu em 1º de julho de 2004, porém, sua última aparição no cinema foi em 2006 com o filme ‘Superman- O Retorno’, em que foram usadas imagens digitalizadas.

Fontes:
UOL Educação-Marlon Brando

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *