Início » Cultura » Michelangelo Antonioni
Biografia

Michelangelo Antonioni

Michelangelo Antonioni / www.mastersofcinema.org O cineasta italiano nasceu no dia 29 de setembro de 1912, em Ferrara.

Antonioni se formou em Economia pela Universidade de Bolonha. Em 1940, foi para Roma estudar cinema. Por lá, conheceu artistas com os quais colaborou depois de anos, entre eles Roberto Rossellini.

Seu primeiro sucesso foi L'avventura de 1960, o primeiro de uma trilogia de longas- metragens sobre alienação, tema recorrente na obra do italiano. O seu primeiro filme feito nos Estados Unidos foi Zabriskie Point, um dos seus trabalhos mais conhecidos.

Em 1985, o cineasta teve um acidente vascular cerebral que limitou o movimento de suas pernas e o deixou quase mudo. Mesmo debilitado, o diretor continuou gravando e, em 1995, lançou o filme Além das Nuvens. Neste mesmo ano, ele ganhou um Oscar pelo conjunto de sua obra.

Antonioni trabalhou temas como o mal-estar social, a falha de comunicação entre as pessoas e o amor impossível em seus filmes. Seus longas-metragens priorizavam as seqüências longas, dando importância à estética visual.

Seu último filme Eros foi estreou em 2004 e foi realizado em parceira com Wong Kar-Wai e Steven Soderbergh. Michelangelo Antonioni morreu neste ano, no dia 30 de julho, em Roma.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *