Início » Cultura » Morre Achille-Claude Debussy
Nesta Data

Morre Achille-Claude Debussy

No dia 25 de março de 1918, morre Achille-Claude Debussy, grande pianista e compositor francês e um dos principais representantes do impressionismo

Morre Achille-Claude Debussy
Debussy começou sua carreira aos 11 anos no Conservatório de Paris (Foto: Reprodução/Internet)

Achille-Claude Debussy, é um dos grandes representantes da música clássica e do movimento impressionista na música, vertente das artes plásticas que foca na beleza estética de suas obras, na França. Estudou com Antoine Marmontel, Albert Lavignac, Emile Durand e Ernest Guiraud e Mauté de Fleurville, que foi aluna de Chopin e ficou impressionada com o talento de Debussy, iniciando sua profissionalização na música. O pianista morreu no dia 25 de março de 1918.

Nascido na região de Saint-Germain-em-Laye em 22 de agosto de 1862. Aos 11 anos começou sua carreira no Conservatório de Paris, ajudado por sua tutora Mauté. Em 1879, iniciou uma excursão pela Europa como pianista em um grupo de músicos bancado pela milionária russa Nadejda Von Meck.

Após retornar da viagem, começou a compor suas próprias peças. Sua fama de compositor cresceu a partir de 1884, quando recebeu o Prêmio de Roma aos 22 anos. As suas composições mais conhecidas são: “Claire de Lune” (1890-1905), “Prélude à l’aprés-midi d’un faune” (1894), e “La Mer” (1905).

A renovação das artes na mudança de século influenciaram as composições de Debussy, que criou um novo sistema de harmonia e estrutura baseados nas pinturas impressionistas e no simbolismo.

Debussy morreu no dia 25 de março 1918, deixando um vasto repertório de composições.

Fontes:
Brasil Escola-Achille-Claude Debussy

1 Opinião

  1. Regina Caldas disse:

    As composições de Debussy são lindas. E o luar sempre inspirando…hoje se relembra a morte de Debussy, que nos deixou Clair de Lune, e amanhã relembraremos a morte de Beethoven, o maior de todos os compositores. E uma de suas mais belas composições é….Sonata ao Luar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *