Início » Cultura » Morre Albert Einstein
NESTA DATA

Morre Albert Einstein

Einstein foi responsável por estabelecer novos parâmetros para a ciência moderna, lançando uma maneira inovadora de se pensar o universo

Morre Albert Einstein
Einstein em 1947 (Foto: Wikimedia)

Criador da Teoria da Relatividade, Albert Einstein morreu 18 de abril de 1955. Nascido em 14 de março de 1879, em Ulm, no Estado de Württemberg, no sul da Alemanha, Einstein foi uma criança de classe média. Teve aulas de música, tocava piano e violino. Durante sua infância, estudou na Suíça e preferia as matérias que exigiam maior raciocínio e compreensão.

Em 1896, Einstein entrou para o curso de matemática no Instituto Federal de Tecnologia, em Zurique, onde se formou quatro anos depois. Em 1902, consegue um emprego no Departamento de Patentes da Suíça e se casa, no ano seguinte, com Mileva Maric, com quem teve três filhos. Em 1909, Einstein pede demissão do laboratório e começa a trabalhar como professor de Teoria da Física na Universidade de Zurique.

Durante o tempo que trabalhou no laboratório, o físico obteve seu diploma de doutorado e publicou quatro de seus mais importantes artigos científicos, incluindo a Teoria Especial da Relatividade, no qual ficou famosa a equação E= mc².

Einstein se muda para Berlim em 1914, onde publica, no ano seguinte, a Teoria Geral da Relatividade. Em 1921, o cientista é agraciado com o Prêmio Nobel em Física. No final da década de 1910, Einstein começou a receber ameaças antissemitas com frequência cada vez maior, acompanhadas inclusive de ameaças de morte. Em janeiro de 1933, quando Hitler ascendeu ao poder, o cientista, que estava no exterior, achou melhor não voltar para a Alemanha. Depois de alguns meses na Bélgica, ele emigra para os Estados Unidos para se tornar professor de Física Teórica em Princeton, cargo do qual se aposenta em 1945. Dez anos depois, Albert Einstein morre, aos 76 anos, vítima de um aneurisma da aorta abdominal.

Einstein foi responsável por estabelecer novos parâmetros para a ciência moderna, lançando uma maneira inovadora de se pensar o universo. Pai da teoria da relatividade, ele deu ainda uma grande contribuição para a teoria quântica, se tornado celebridade mundial e sinônimo de genialidade. Hoje, as aplicações práticas de suas teoria podem ser observadas no desenvolvimento da televisão, do controle remoto e dos lasers.

Fontes:
DW-1879: Nasce Albert Einstein
History-Morre o físico Albert Einstein

1 Opinião

  1. ney disse:

    E, não passou de teoria até hoje, foi mias um de dezenas de cientistas Alemães trazidos para a America pela cia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *