Início » Cultura » Morre Benjamin Franklin
Nesta Data

Morre Benjamin Franklin

No dia 17 de abril de 1790, morre Benjamin Franklin, famoso por suas descobertas científicas e pela participação ativa na independência americana

Morre Benjamin Franklin
Franklin é responsável pela invenção das lentes bifocais e dos mapas meteorológicos, além de seus trabalho no estudo da eletricidade (Foto: Reprodução/Internet)

Benjamin Franklin é um dos nomes mais conhecidos do mundo, americano muito conhecido por suas descobertas, principalmente em relação à eletricidade, também foi um dos principais responsáveis pela revolução americana. Franklin morreu de 17 de abril de 1790.

Franklin nasceu em 1706, em Boston. Lá começou a trabalhar como jornalista aos 15 anos, no jornal de seu irmão, “The New England Courant”. Oito anos depois comprou o “Pennsylvania Gazette”, que não fez grande sucesso. Sua maior obra como editor foi o “Almanaque do Pobre Ricardo”, que foi criado em 1732. Foi um dos fundadores da biblioteca pública da Filadélfia e da Universidade da Pensilvânia.

Em 1748 abandonou a carreira jornalística para se dedicar exclusivamente à ciência. Suas descobertas sobre eletricidade renderam reputação em todo o planeta. Descobriu a carga elétrica e como medi-las e estudou os trovões, desenvolvendo através deles o para-raios. Franklin também foi responsável pela criação das lentes bifocais e dos mapas meteorológicos.

Mostrou habilidoso político também, mas usava sua influência em favor de seus familiares. Tornou-se embaixador da colônia no Reino Unido até a independência americana, quando passou a ser diplomata dos Estados Unidos na França.

Voltou aos EUA onde foi homenageado com um dos heróis da independência e participou da redação da constituição e da declaração de independência. Envolveu-se na questão abolicionista até morrer, aos 84. Seu funeral foi acompanhado por aproximadamente 20 mil pessoas.

Fontes:
UOL-Benjamin Franklin

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *