Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Benjamin Franklin é um dos nomes mais conhecidos do mundo, americano muito conhecido por suas descobertas, principalmente em relação à eletricidade, também foi um dos principais responsáveis pela revolução americana. Franklin morreu de 17 de abril de 1790.
Franklin nasceu em 1706, em Boston. Lá começou a trabalhar como jornalista aos 15 anos, no jornal de seu irmão, “The New England Courant”. Oito anos depois comprou o “Pennsylvania Gazette”, que não fez grande sucesso. Sua maior obra como editor foi o “Almanaque do Pobre Ricardo”, que foi criado em 1732. Foi um dos fundadores da biblioteca pública da Filadélfia e da Universidade da Pensilvânia.
Em 1748 abandonou a carreira jornalística para se dedicar exclusivamente à ciência. Suas descobertas sobre eletricidade renderam reputação em todo o planeta. Descobriu a carga elétrica e como medi-las e estudou os trovões, desenvolvendo através deles o para-raios. Franklin também foi responsável pela criação das lentes bifocais e dos mapas meteorológicos.
Mostrou habilidoso político também, mas usava sua influência em favor de seus familiares. Tornou-se embaixador da colônia no Reino Unido até a independência americana, quando passou a ser diplomata dos Estados Unidos na França.
Voltou aos EUA onde foi homenageado com um dos heróis da independência e participou da redação da constituição e da declaração de independência. Envolveu-se na questão abolicionista até morrer, aos 84. Seu funeral foi acompanhado por aproximadamente 20 mil pessoas.
Fontes:
UOL-Benjamin Franklin
763 visualizações
189 visualizações
124 visualizações
4 comentários
4 comentários
3 comentários