Início » Cultura » Morre Francisco Franco
Nesta Data

Morre Francisco Franco

No dia 20 de Novembro de 1975, morre o general Francisco Franco

Morre Francisco Franco
Franco liderou a Espanha de 1936 a 1975, foi um dos mais sanguinários ditadores da história. (Foto: Reprodução/Internet)

Há 39 anos, morria o General Francisco Franco. Franco foi chefe de estado espanhol de 1936 até 1975, ano em que morreu. Seu governo, de orientação fascista, é conhecido como um dos mais violentos e repressores de todos os tempos.

Francisco Franco era um oficial de infantaria e ganhou respeito no meio graças a sua frieza em combate. De 1910 a 1927, serviu no Marrocos Espanhol combatendo nacionalistas marroquinos. Ao fim desse período foi promovido a General de Brigada. De 1928 a 1931 dirigiu a Academia Militar de Saragoça.

Em 1931, a Espanha passa por um momento de reviravolta na política. A monarquia é retirada do poder e se instaura a república no país, com isso Franco é afastado dos cargos de responsabilidade. Em 1933, foi designado a reprimir a instauração de uma república socialista na região das Astúrias e cumpriu a missão dizimando os revolucionários.

No ano seguinte, Fraco é nomeado Chefe de Estado Maior na Espanha. Nesse mesmo ano, o partido da esquerda venceu as eleições no país e a direita se recusou a aceitar a vitória, arquitetando um golpe para assumir o controle do país. O golpe gerou resistência em algumas regiões e deu início a Guerra Civil Espanhola (1936-39).

Governando a região das Ilhas Canárias, Franco recebe apoio da igreja e de Itália e Alemanha para combater os rebeldes. Os dois países viviam regimes totalitários comandados por Mussolini e Hitler, respectivamente, e aproveitaram a Guerra na Espanha para testar seus novos armamentos, que futuramente seriam usados na Segunda Guerra Mundial. Os rebeldes espanhóis receberam apoio de brigadas internacionais de todo mundo, mas não foram páreos para o poderio bélico do governante.

Em 1938, o então General Francisco Franco une os partidos de direita e instaura um regime ditatorial fascista na Espanha marcado por tortura, fuzilamentos e repressão.

Apesar de toda a violência de seu governo, Franco se manteve no poder por 39 anos. Muitos países o tinham como aliado, entre eles os Estados Unidos, pois o viam como um forte combatente da ideologia socialista na Europa.

Franco deu fim ao império colonial espanhol, concedendo a independência a grande parte das colônias, entre elas parte do Marrocos, a Guiné e o Saara espanhol. Seu último ato como estadista foi a restauração da monarquia, entregando o trono ao rei Juan Carlos I.

Fontes:
InfoEscola-Francisco Franco

1 Opinião

  1. Vasco Antonio Duval disse:

    Poucos e raros amaram a Espanha como o “Generalíssimo Franco”. Poucos foram tão nocivos à Espanha como Franco. Depois de Franco e da consequente acomodação das forças vigentes, a Espanha ressurgiu e explodiu exuberantemente como uma potência econômica, científica, social e política que hoje é. Toda ditadura é intrinsecamente asfixiante a qualquer povo. Franco livrou os espanhóis da perversa ditadura comunista, mas, por 36 anos, impôs outra.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *