Início » Cultura » Artes Plásticas » Morre Jackson Pollock
NESTA DATA

Morre Jackson Pollock

Em 11 de agosto de 1956, morre o pintor Jackson Pollock, considerado o pioneiro do expressionismo abstrato

Morre Jackson Pollock
A principal técnica de pintura utilizada por Pollock foi o 'dripping' (Foto: Flickr)

Em 11 de agosto de 1956, morreu o pintor americano Jackson Pollock, que ficou conhecido por sua técnica única de pintura. É considerado o pioneiro do expressionismo abstrato, um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos na década de 1940.

Pollock nasceu em de janeiro de 1912 na cidade de Cody, no estado americano de Wyoming. O pintor iniciou seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para Nova York. Inicialmente, inseriu-se na tradição da pintura realista, mas com o passar do tempo conheceu a arte abstrata de vanguarda europeia e passou a desenvolver outros métodos de expressão.

A principal técnica de pintura utilizada por Pollock foi o “dripping”, que consiste em respingar a tinta, formando traços sobre a tela estendida no chão. Com isso, o pintor passou a dispensar o uso de cavaletes e de pincéis. Dessa forma, o chamado “action painting” se popularizou com Pollock. Ao todo, pintou 340 telas.

Muitas de suas obras refletem interior do artista, que demonstrava ser bastante conturbado.  Em suas últimas obras, realizadas nos anos de 1950, é possível notar uma certa redução de colorido, que pode ser interpretada como reflexos de seu alcoolismo. Pollock morreu em um acidente de carro na manhã do dia 11 de agosto de 1956.

Fontes:
Sua Pesquisa-Jackson Pollock
UOL Educação-Jackson Pollock
Find a Grave-Jackson Pollock

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *