Início » Cultura » Morre Joan Sutherland, aclamada soprano
Obituário

Morre Joan Sutherland, aclamada soprano

Uma das maiores cantoras do século XX, 'La Stupenda' morreu em sua casa na Suíça, aos 83 anos, após uma prestigiosa carreira de quatro décadas

Morre Joan Sutherland, aclamada soprano
Sutherland se despede do público na Sydney Opera House, em sua última apresentação (Foto: AP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma das cantoras de ópera mais aclamadas de sua época, a soprano Joan Sutherland morreu neste domingo, 10, em sua casa em Genebra. Conhecida como “La Stupenda” por seus fãs italianos, a cantora australiana morreu aos 83 anos, após quatro décadas de uma carreira que a consagrou como sucessora da lenda Maria Callas.

Sua técnica impecável e seu tom puro e natural renderam elogios até de outras lendas musicais, como o tenor Luciano Pavarotti, que a chamou de “a melhor soprano coloratura de todos os tempos”. O termo, derivado de “cor”,  refere-se a uma soprano com alcance e agilidades suficientes para cantar gorjeios brilhantes e passagens rápidas.

Veja  Joan Sutherland e Luciano Pavarotti em dueto de La Sonnambula, de Bellini

A cantora se aposentou em 1990, após cantar em 48 óperas e gravar 60 álbuns. Sua última performance foi em Sydney,  onde foi Margaret de Valois em uma produção da ópera francesa Les Huguenots.

“A família da Dama Joan Sutherland deseja avisar a todos os seus amigos e admiradores que ela morreu pacificamente na noite de 10 de outubro em sua casa na Suíça, após uma longa doença”, declarou a família em um comunicado. Sutherland, que quebrou ambas as pernas em uma queda em sua casa em 2008, pediu um funeral pequeno e privado.

Fontes:
Nytimes.com - Joan Sutherland, Opera Soprano, Dies

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *