Início » Cultura » Morre Jonas Edward Salk
Nesta data

Morre Jonas Edward Salk

Em 23 de junho de 1995, morreu Jonas Salk, inventor da vacina contra a poliomielite

Morre Jonas Edward Salk
Salk foi vítima de insuficiência cardíaca (Reprodução/Internet)

No dia 23 de junho de 1995, o inventor da vacina contra a poliomielite, o médico americano Jonas Edward Salk, morreu vítima de insuficiência cardíaca, aos 80 anos, na cidade de La Jolla, na Califórnia. Nascido na cidade de Nova York, Salk começou a estudar medicina na Universidade de Nova York em 1934, formando-se médico cinco anos depois. Durante toda sua vida, Salk dedicou seu tempo desenvolvendo trabalhos sobre imunização contra vários tipos de gripe.

Em 1947, Salk aceita a posição de professor associado na Universidade de Pittsburgh, onde ele continua seus estudos sobre a vacina da pólio. Lá, ele identificou três variedades de vírus causadores da doença. Essa descoberta foi um ponto de partida para Salk que preparou uma vacina com o vírus da poliomielite morto que seria eficaz contra os três tipos descobertos anteriormente.

Os testes com esse tipo de vírus inoculado começaram em 1950 e os resultados positivos foram publicados em 1953 no jornal da American Medical Association. Dois anos depois, a vacina foi considerada segura para ser utilizada por todo os Estados Unidos. Durante as pesquisas, Salk foi nomeado professor de bacteriologia da Universidade de Pittsburgh. No ano de 1963, ele fundou o Salk Institute for Biological Studies, onde ele e seus colegas começaram a estudar os efeitos da reação do corpo com a autoimunização.

 

Fontes:
YourDictionary-Jonas Edward Salk Facts

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *