Início » Cultura » Morre Juscelino Kubitschek
NESTA DATA

Morre Juscelino Kubitschek

No dia 22 de agosto de 1976, morre o ex-presidente Juscelino Kubitschek

Morre Juscelino Kubitschek
Quinze dias antes, surgira um boato sobre sua morte (Foto: Wikipedia)

No dia 22 de agosto de 1976, o Opala em que viajava de São Paulo para o Rio, dirigido pelo motorista Geraldo Ribeiro, desgovernou-se e chocou-se contra uma carreta, causando a morte do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitscheck. O acidente aconteceu no quilômetro 165 da rodovia, no Município de Rezende. O Opala ficou totalmente destruído e seus ocupantes irreconhecíveis.

Juscelino tinha tido os seus direitos políticos suspensos pelo regime militar, e em face disso, D. Sarah Kubitschek não permitiu nenhuma manifestação oficial ao marido. A família recusou, inclusive, a sugestão do governador de Minas Gerais, Aureliano Chaves para que o corpo fosse velado no Palácio da Liberdade. O velório seria no edifício da Rua do Russel.

Quinze dias antes correra o boato da sua morte. Uma equipe de reportagem foi até a fazenda do ex-Presidente, que os recebeu com um largo sorriso – “Agora sou eu?”. Ele estava com alguns familiares e amigos em volta de uma mesa com garrafas e copos de uisque, assistindo o filme O Homem de Seis Milhões de Dólares, e convidou o repórter e o motorista para um drinque: “A ocasião merece, não é? Afinal, eu acabei de ressuscitar”.

O acidente causou a morte do político propulsor das vertiginosas reformas estruturais a que o país assistiu durante o Plano de Metas, que alavancou os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Sua vida pública foi marcada por inúmeros atos de fé nos destinos do país. Em política, foi um obstinado quando entendia que a meta colimada coincidia com os interesses do Brasil. Era um homem que se caracterizava pela cordialidade e por uma imensa e poderosa imaginação. JK completaria 74 anos no dia 12 de setembro daquele ano.

Fontes:
JBlog-1976 - JK morre em acidente de carro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Regina Caldas disse:

    Minha homenagem ao saudoso JK (PSD).

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *