Início » Cultura » Morre Luís Vaz de Camões
Nesta Data

Morre Luís Vaz de Camões

No dia 10 de junho de 1580, morreu Luís Vaz de Camões, o mais famoso escritor de Portugal e autor de 'Os Lusíadas'

Morre Luís Vaz de Camões
Camões perdeu um olho durante a guerra contra os Celtas, no Marrocos, pelo Exército da Coroa de Portugal (Foto: Wikimedia)

Luís Vaz de Camões é o mais famoso nome da literatura portuguesa. Autor de “Os Lusíadas”, livro que conta a história do povo português, tendo como herói o navegador Vasco da Gama, morreu em 10 de junho de 1580, aos 56 anos, em Lisboa.

Não se tem certeza do ano nem do local do nascimento de Camões, admite-se que tenha sido próximo à Lisboa no ano de 1524. Alistou-se para o Exército da Coroa de Portugal, que o levou para a África como soldado e participou da guerra contra os Celtas, no Marrocos, onde perdeu o olho direito.

Em suas viagens pelo exército, começou a escrever os primeiros manuscritos dos Lusíadas, que foi publicado em 1572, com ajuda do rei de Portugal, D. Sebastião.

Em suas obras, o autor se preocupa em relatar os dramas humanos, sejam eles amorosos ou existenciais. Suas principais inspirações são as trovas populares e as cantigas medievais. Na sua obra-prima utilizou um recurso que a diferenciou da maior parte das epopeias, inserindo episódios líricos que em nada tem relação com o tema central, as navegações de Vasco da Gama.

Camões é o principal representante do Classicismo Português. Ele morreu em Lisboa, no dia 10 de junho de 1580, na pobreza.

Fontes:
E-Biografias-Luís de Camões

1 Opinião

  1. Téka Assunção disse:

    Olá, Boa Tarde !

    Ah ! Querido Camões !!!
    Serei sempre sua eterna apaixonada !!! rsrsrs…

    ” No mar, tanta tormenta e tanto dano,
    Tantas vezes a morte apercebida.
    Na terra, tanta guerra, tanto engano,
    Tanta necessidade aborrecida !
    Onde pode acolher-se um fraco humano,
    Onde terá segura a curta vida,
    Que não se arme e se indigne o céu sereno
    Contra um bicho da terra tão pequeno ? ”

    Interessante, como este Poema de Camões reflete os dias atuais. Em que ele lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimento e incertezas da vida. Vejam, como é evidenciada a fraqueza e a fragilidade do ser humano.Quando diz: “fraco humano…tão pequeno.”

    “Os Lusíadas” , é um Poema épico, importante clássico, publicado em 1572; dedicado ao rei D.Sebastião. Nessas epopéias clássicas, há um grande herói, cujos feitos são exaltados. Camões exalta o heroísmo do povo português. Invoca as ninfas do rio Tejo, como musas inspiradoras. A narração menciona os deuses gregos, como coadjuvantes da história; e a viagem de Vasco da Gama às Índias. Ao final, a obra se encerra de forma lamentativa e crítica, pois o país que fora um grande império já se encontrava em momentos de decadência.
    Abços,
    Téka Assunção

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *