Início » Cultura » Morre Maomé
Nesta Data

Morre Maomé

No dia 08 de junho 632, morreu o profeta Maomé, criador do Corão, livro guia do islamismo

Morre Maomé
Arte representando o momento em que Maomé recebe as revelações do arcanjo Gabriel (Foto: Wikipédia)

Maomé é o profeta dos islâmicos. Nascido em Meca, um importante centro comercial e religioso onde hoje fica a Arábia Saudita. No dia 08 de junho de 632, o profeta morreu em Medina, 440 km ao norte da cidade onde nasceu.

Ainda jovem ficou órfão, sendo criado pelo avô paterno inicialmente e depois por seu tio, que o iniciou nas artes do comércio. Maomé queria reestabelecer a religião monoteísta de Abraão, Ibrahim em árabe, e logo voltou seu foco para a área religiosa. Tornou-se um comerciante bem-sucedido e um político talentoso.

De acordo com a tradição do islamismo, aos 40 anos o profeta recebeu a tarefa de pregar as revelações de Deus trazidas pelo arcanjo Gabriel. As revelações foram registradas no Corão. Seu monoteísmo ia contra os princípios das tribos locais, o que o fez ser obrigado a fugir para Iatribe, hoje Medina.

Conseguiu estabelecer a paz entre as tribos que ocupavam a região de Medina e liderou-as na tomada de Meca. Em 630 conquistou sua cidade natal e voltou a Medina, onde morreu dois anos depois no dia 8 de junho de 632. Seu legado manteve a comunidade unida espiritual e politicamente em torno dos preceitos do Corão. A nova religião foi chamada de Islamismo.

Fontes:
Brasil Escola-Maomé

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *