Início » Cultura » Morre Martinho Lutero
NESTA DATA

Morre Martinho Lutero

Em 18 de fevereiro de 1546, morre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante

Morre Martinho Lutero
O monge pregou contra o abuso da Igreja Católica em 1517 (Foto: Wikimedia)

Martinho Lutero foi um monge agostiniano e teólogo que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Lutero estudou em diversas cidades e se dedicou ao estudo de clássicos latinos, artes, lógica, retórica, física, matemática, ética e filosofia na Universidade de Efurt.

Quando se preparava para o estudo de direito, quase foi atingido por um raio e esse acontecimento foi o fator decisivo para sua entrada no mosteiro dos eremitas agostinianos, em 1505.

Lutero destacou-se na vida monástica e tornou-se professor de teologia. Durante 1510 e 1511 passou uma temporada em Roma e teve contato com o secularismo e o baixo nível moral da cidade. Lutero começou a se opor a diversos dogmas do catolicismo romano, contestando principalmente a atitude da Igreja que permitia o comércio das indulgências.

Convencido de que o perdão só poderia vir de um arrependimento verdadeiro, o monge pregou contra o abuso da Igreja afixando 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, em 1517.

Lutero foi acusado de heresia e o papa exigiu sua retratação. O monge se recusou e queimou a bula papal em praça pública, sendo então excomungado. Em 1520, escreveu artigos reformistas e no ano seguinte participou da Diet Imperial, na qual sua posição foi discutida. Logo após o encontro, Lutero desapareceu.

Quase dois anos depois, o monge saiu do seu esconderijo e casou-se com Catarina de Bora, uma ex-feira. Os dois tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida. O monge morreu de derrame cerebral no dia 18 de fevereiro de 1546. Seu corpo foi sepultado na igreja do Castelo de Wittenberg onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 teses.

Fontes:
Educação Uol-Martinho Luter

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

9 Opiniões

  1. ÁBDEN SILVA disse:

    Sr.Weyber Rocha Lima
    não a provas de que MARTINHO LUTHERO alterou as informaçõs da biblia tanto q se ele tivesse mesmo mexido os padre teriam o queimado vivo pois ele se negou a pedir e só pediria se tivesse alguma prova na biblia de q ele estava errado

  2. cleber disse:

    EM RELAÇAO AO COMENTARIO DO WEYBER ROCHA LIMA ACIMA . ELE ESTA UM POUCO EQUIVOCADO , OIS POIS NA HISTORIA ,NAO CONSTA QUE LUTERA DISSE QUE JESUS TEVE RELAÇOES COM MARIA MADALENA . E OUTRAS COISAS AI DIZENDO QUE PODERIAMOS PECAR COMO:ADULTERAR , MATAR E OUTROS . OLHA MEU CARO WEYBER ! PROCURE IR A UMA ESCOLA DOMINICAL DE UMA IGREJA PRESBITERIANA E VEJA LA COMO E COMBATIDO O PECADO. E VEJA TAMBEM QUE O CATECISMO DA IGREJA PRESBITERIANA TAMBEM E DIFUNDIDO JUNTO A COMUNIDADE EVANGELICA NA INTEGRA COMO ESTA NO ORIGINAL DA BIBLIA DE JERUSALEM , A MESMA BIBLIA USADA NA IGREJA CATOLICA. ESTA INSERIDO NO CATECISMO DA IGREJA RESBITERIANA “OS DES MANTAMENTOS NA INTEGRA” EXODO 20, ONDE PROIBE ROUBAR , MATAR , ADULTERAR , ETC. E ISTO QUE MARTINHO LUTERO PROPAGOU. ENTAO SR WEYBER NAO CONFUNDA A CABEO DOS LEITORES COM INFORMAÇOES ERRADAS. (Desculpe a falta de acentos e algumas pontuaçoes . E porque o teclado do meu Pc,nao esta funcionando os mesmos).

  3. Lucas Silva disse:

    Weyber Rocha Lima, comentário mais engraçado da face da terra kkkk, vai estudar pesquisar ler

  4. Lucas Silva disse:

    Muitas pessoas que nem lêem as escrituras falando mal de Lutero, esse homem foi um instrumento de Deus para que de fato a igreja fosse despertada para a leitura das escrituras!
    Muitos padres católicos dizem que a Bíblia não está a cima da igreja, mais uma de muitas heresias da igreja católica, então não sei o porque católicos fica escumando Lutero, se a própria igreja católica e negligente.

  5. Weyber Rocha Lima disse:

    Acho que não devemos nada a Martin Luther, primeiro mexeu na Bíblia Sagrada com suas “Teses”, Deus não permite NINGUÉM alterar as suas palavras. E nem um momento DEUS autorizou Martin a abrir uma nova Igreja. Não está escrito na Bíblia Sagrada. A primeira Igreja que houve, por que nós somos Igrejas Vivas ou não somos? E ele Jesus, passando por essa Igreja Viva, onde Jesus fez sua primeira caminhada e morada, que foi o Ventre da Santíssima Virgem Maria. Depois a Igreja dos doze apóstolos e designou a Pedro, abrir a Igreja no Espírito Santo.
    Luther, foi um assassino antes de entrar na Religião, matou uma pessoa duelando, depois fazia heresia na Igreja, acusou Jesus de ter relações com Maria Madelena. Falou que poderíamos pecar como: Adulterar, matar e outros… Pois estávamos de passagem na Terra e Deus iria perdoar. Está escrito na Bíblia que o pecado afasta as pessoas de Cristo. Pra mim, foi criado uma seita, onde nem os anjos ele acredita. Que Deus tenha misericórdia dele.

  6. J.Santos disse:

    Martinho lutou pelos os abusos e pela indulgencias”Acontece que as 95 teses para este enfrentamento,para o dia de hoje nas maiorias das igrejas evangelicas nao foram reconhecidos.Claramente o meio sultil das “ofertas” “campanhas milionarias”,e para completar ainda vem os “dizimos”,para complemento da fidelidade material ,e das plenitudes de salvaçao.
    Alguem pode responder?isto é ou não é uma indulgência contemporânea?

  7. ney disse:

    Isso e só uma fração da verdadeira historia da vida de Lutero.

  8. jayme endebo disse:

    Martinho Lutero teve o mérito de dividir a Igreja que não queria sair da Idade média com seus abusos e crimes mas como professor de ódio antisemita ele foi o melhor que os nazistas poderiam ter. O próprio Hitler dizia que eles faziam exatamente aquilo que Lutero pregou há trezentos anos atrás, ou seja matar judeus.
    Grande canalha !

  9. Roberto1776 disse:

    Graças a Martin Luther (não entendo a razão de traduzir nomes próprios quando temos em português todas as letras do nome original) o Catolicismo não é hoje a versão cristã do Islamismo atual, o que sem dúvida nenhuma, o Catolicismo já foi.
    Muito devem, todos os cristãos, a esse herói religioso de uma época tão triste para a humanidade, sob o ponto de vista religioso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *