Início » Cultura » Morre o ator Charles Chaplin
Nesta Data

Morre o ator Charles Chaplin

Chaplin participou de mais de 15 filmes, seja como ator, diretor ou cineasta, tornando-se a principal referência do cinema mudo

Morre o ator Charles Chaplin
Chaplin foi dançarino, ator, diretor e cineasta. Morreu aos 88 anos (Foto: Reprodução/Internet)

Em 25 de dezembro de 1977, o ator Charles Spencer Chaplin morreu, em Vevey, na Suiça, aos 88 anos. Chaplin se destacou por filmes como “O Grande Ditador” e “Tempos Modernos”. Foi ator, diretor, dançarino e cineasta. Se destacou no cinema mudo, tornando-se a maior referência do meio.

Chaplin nasceu em Londres, na Inglaterra, em 6 de abril de 1889. Seus pais eram atores, fato que o fez desde de jovem conviver com o meio artístico. Antes de ele completar três anos, seus pais se separaram. Em 1894, com cinco anos, Chaplin fez uma apresentação onde cantou a música “Jack Jones”

Em 1901, seu pai, cujo nome era o mesmo, morreu de cirrose. Sem o pai e com a mãe internada num asilo, Carlitos, como ficou conhecido, foi enviado a um lar de crianças pobres. Sete anos depois passou a trabalhar em teatros e fazer sucesso como mímico. Passou dois anos em pequenos teatros até iniciar uma turnê pelos Estados Unidos que durou dois anos, só depois voltando para a Inglaterra.

Em 1914 lançou seu primeiro filme, Carlitos Casanova, e iniciou sua carreira no cinema mudo, meio onde marcou época e se sagrou um dos maiores de todos os tempos. Um ano depois veio o filme que fez sua carreira deslanchar “O Vagabundo”. Muitos famosos longas metragem vieram depois, os mais famosos são “O Grande Ditador” (1940), “Tempos Modernos” (1936 e “Luzes da Ribalta” (1952).

A carreira de Chaplin nas telonas durou até 1967, quando lançou seu último filme: “A Condessa de Hong Kong”. A época ja morava na Suiça há 15 anos, onde ficou até o fim da sua vida no dia 25 de dezembro de 1977.

Fontes:
E-Biografia-Charles Chaplin

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Um homem que fez história será eternamente lembrado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *