Vladimir Nabokov foi um escritor russo. Sua obra mais famosa é Lolita, que relata a história de um professor que se apaixona por uma menina de 12 anos. Antes de se firmar na carreira literária, Nabokov trabalhou como professor de tênis. Ele morreu no dia 2 de julho de 1977, na Suíça.
Leia também: O último livro de Nabokov
Nascido no dia 23 de abril de 1899, em São Petersburgo, Nabokov pertencia a uma família tradicional e aristocrata de seu país. Em 1919, precisou fugir da União Soviética com toda a sua família após a revolução Bolchevique por causa da instabilidade do país. Morando na Inglaterra, estudou em Cambridge, onde concluiu o curso de licenciatura em literatura russa e francesa.
Após se formar, mudou-se para Berlim, onde começou a dar aulas de tênis e a produzir seus primeiros livros. Seu primeiro romance, “Machenka”, foi lançado em 1926. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Nabokov fugiu da Alemanha nazista. Após uma pequena estadia em Paris, mudou-se para os Estados Unidos, onde deu aulas de literatura russa.
Em 1955, lançou sua mais famosa obra: “Lolita”, onde conta a polêmica história do professor Humbert Humbert, apaixonado por uma menina de 12 anos. Com o sucesso de seu livro, pôde começar a se dedicar exclusivamente à literatura. Mudou-se para a Suíça, onde morou até a sua morte, em 2 de julho de 1977.
Fontes:
UOL-Vladimir Nabokov
204 visualizações
128 visualizações
3 comentários