Início » Cultura » Winston Churchill
NESTA DATA

Winston Churchill

No dia 30 de novembro de 1874, nasceu o estadista britânico Winston Churchill

Winston Churchill
Churchill recebeu o prêmio nobel de literatura em 1953 (Foto: Wikimedia)

No dia 30 de novembro de 1874, nasceu o estadista britânico Winston Churchill, no O Palácio de Bleinheim, Woodstock, Inglaterra. Ele foi uma das figuras mais importantes durante o período da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra.

Churchill começou sua carreira militar na academia de Sandhurst e foi correspondente de guerra de jornais ingleses. Em 1900, foi eleito deputado pelo partido conservador de seu país, iniciando sua carreira política. Pouco tempo depois, mudou para o partido liberal por discordar da política econômica dos conservadores. Porém, fracassos em sua gestão o fizeram voltar aos conservadores em 1924, quando se tornou ministro da Fazenda.

As medidas cautelosas adotadas por Churchill em relação aos nazistas se provaram corretas pouco tempo depois com o início da Segunda Guerra Mundial. Isso trouxe popularidade e o alavancou ao cargo de primeiro-ministro, substituindo Arthur N. Chamberlain.

Seus discursos durante o período de guerra o ajudaram a aumentar ainda mais sua popularidade, um dos mais famosos é o da promessa de “sangue, suor e lágrimas”. Junto de Stalin e Roosevelt, Churchill articulou os acordos de paz e organizou a nova divisão mundial. Em 1945, perdeu as eleições e só voltou ao cargo de primeiro-ministro seis anos depois. Ocupou o posto por mais quatro anos até entregá-lo ao seu colaborador, Robert A. Éden.

Além da carreira política, Churchill também se destacou na literatura com as obras “Segunda Guerra Mundial” (6 volumes), “História dos Povos de Fala Inglesa” (4 volumes), e seus livros de memórias. Em 1953, recebeu o prêmio Nobel de Literatura e foi eleito Sir pela coroa britânica.

Morreu em 1965, aos 90 anos, em Londres, no dia 24 de janeiro.

Fontes:
InfoEscola-Winston Churchill

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *