Início » Cultura » Morreu Rudyard Kipling
Nesta Data

Morreu Rudyard Kipling

Em 18 de janeiro de 1936, morreu o escrito Joseph Rudyard Kipling

Morreu Rudyard Kipling
Kipling ganhou o Nobel de Literatura em 1907 e é autor da história do menino Mogli, que virou filme da Disney (Foto: Reprodução/Internet)

Em 18 de janeiro de 1936, morreu o poeta inglês Rudyard Kipling. Ele é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos da língua inglesa e recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1907.

Nascido em Bombain, na Índia, em 1865, Rudyard Kilpling passou a ganhar fama pelos seus romances juvenis como O Livro da Selva (1895) e Capitães Intrépidos (1897).

Defensor do imperialismo britânico, um dos motivos que o fez ser muito questionado, criou o poema “fardo do homem branco”, seu mais famoso poema. Onde dizia que o homem brano deveria assumir o fardo de civilizar as populações selvagens. Era o símbolo da mentalidade progressista dominante na época.

Aos 21 anos, Kipling publicou seu primeiro livro, Cantigas Departamentais (1866) e aos 22 anos o segundo, Contos Simples das Colinas (1887), um livro de contos ambientados na sociedade de seu país.

Seu maior sucesso foi publicado em 1891, quando já morava em Nova York, A Luz que se Apaga. Nos anos seguintes escreve diversos textos onde mostra a influência de Jack London de exaltação da natureza. É o autor da história do menino Mogli, que se perde da família e é adotado pelos lobos, história que posteriormente se transformou em filme da Disney.

Em 1896 voltou à Inglaterra, na região de Surrey, onde viveu até 1936, quando, no dia 18 de janeiro, morreu.

Fontes:
Opera Mundi-Hoje na História: 1936 - Morre o poeta Joseph Rudyard Kipling

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *