Início » Internacional » Cientistas determinam causa da morte de Chopin
FIM DO MISTÉRIO

Cientistas determinam causa da morte de Chopin

Cientistas finalmente conseguem determinar a causa da morte do compositor polonês: pericardite, uma variação da tuberculose crônica

Cientistas determinam causa da morte de Chopin
Frederic Chopin morreu aos 39 anos, em 1849 (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Quase 170 anos depois da morte de Frederic Chopin, em 1849, um grupo de cientistas finalmente conseguiu determinar a causa da morte do compositor polonês: pericardite. A descoberta foi feita após a análise do coração em conserva do pianista e publicada no American Journal of Medicine.

Ao analisarem o coração conservado em um frasco de conhaque preservado em um pilar da igreja de Santa Cruz, na Polônia, os pesquisadores notaram uma fina camada de materiais fibrosos brancos cobrindo o órgão. Ademais, os cientistas descobriram lesões, que é um sintoma de graves complicações da tuberculose.

Além da pericardite causada por uma tuberculose crônica, outras hipóteses sobre a morte de Chopin eram: fibrose cística e deficiência de alfa-1-antitripsina, uma condição genética que deixa as pessoas propensas a infecções pulmonares.

O professor da Academia de Ciências da Polônia e líder da equipe de pesquisadores, Michael Witt, explicou que o frasco não foi aberto, até pelo risco de deterioração do coração a partir da abertura, mas garantiu que a probabilidade de Chopin ter sofrido de tuberculose, enquanto a pericardite foi a causa imediata da morte do compositor, é alta.

“Algumas pessoas ainda querem abri-lo para fazer amostras de tecido e testes de DNA para apoiar suas ideias de que Chopin teve algum tipo de condição genética. Isso seria absolutamente errado. Poderia destruir o coração e, em qualquer caso, tenho certeza de que agora sabemos o que matou Chopin”, explicou o professor.

Enquanto seu coração descansa na igreja de Santa Cruz, os restos mortais de Frederic Chopin estão no cemitério Père-Lachaise, em Paris, na França. Além de Chopin, nomes como Oscar Wilde, Edith Piaf e Jim Morrison também estão no cemitério.

Fontes:
Independet - Chopin died from rare tuberculosis complication, new study of composer's pickled heart finds

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *