Início » Vida » Educação » Estudo revela que aulas de música aprimoram funções cerebrais
aprendizado musical

Estudo revela que aulas de música aprimoram funções cerebrais

Pesquisadores descobrem que crianças que têm aulas de música ampliam capacidades cerebrais durante toda a vida adulta

Estudo revela que aulas de música aprimoram funções cerebrais
Funções cognitivas são melhores entre adultos e crianças que tocam algum instrumento musical (Reprodução/Today's Parent)

Um estudo publicado na última quarta-feira, 18, no periódico científico Plos One, revelou que crianças que recebem aulas de música regularmente ampliam suas capacidades cerebrais pelo resto da vida adulta.

O estudo analisou crianças que receberam aulas particulares de música durante dois anos e descobriu que, durante esse período, elas aprimoraram as capacidades cognitivas que permitem aos seres humanos processar e reter informações, resolver problemas e controlar comportamentos.

Durante o estudo, os pesquisadores compararam um grupo de 15 crianças, de nove a 12 anos, que tinham aulas regulares de música com outro grupo de 15 crianças da mesma idade que não participavam de nenhuma atividade musical. Também foram comparados dois grupos de adultos, divididos entre músicos e não músicos.

Ao final da análise, os pesquisadores descobriram que as funções cognitivas eram melhores entre os grupos de adultos e crianças que tocavam algum instrumento musical.

Segundo a autora do estudo, Nadine Gaab, do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston, EUA, o estudo mostra a importância de ter aprendizado musical nas escolas. “Enquanto muitas escolas estão cortando os programas de música e gastando mais tempo e dinheiro em testes preparatórios, nossas descobertas sugerem que o aprendizado musical pode, de fato, ajudar as crianças a alcançarem metas acadêmicas mais ambiciosas”.

Fontes:
O Globo-A música molda o cérebro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Isto assim quer dizer que o meu desenvolvimento se deu porque em minha época existia aula de música e o professor era da família BARCOQUEBAS grandes músicos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *