Início » Cultura » Música » Morre Jimi Hendrix
Nesta Data

Morre Jimi Hendrix

O guitarrista ainda influencia grandes nomes da música 45 anos depois de sua morte

Morre Jimi Hendrix
Jimi Hendrix desenvolveu interesse pela música desde cedo (Foto: Wikipedia)

Amplamente reconhecido como um dos mais criativos e influentes guitarristas de todos os tempos, Jimi Hendrix impressionou o mundo da música através de seu modo de explorar diversas possibilidades na guitarra. Com seu estilo inovador de tocar com guitarra distorcida, Hendrix criou um novo formato musical. Apesar da breve carreira de quatro anos, influencia até hoje grandes nomes da música, como Steve Vai, George Clinton e Jonny Lang.

Jimi Hendrix nasceu com o nome de Johnny Allen Hendrix em 27 de novembro de 1942, em Seattle. Tempos depois foi renomeado por seu pai como James Marshall Hendrix. Desde cedo desenvolveu interesse pela música, ouvindo grandes artistas como B.B. King, Muddy Waters e Robert Johnson.

Seu pai notou o interesse do filho por guitarras ao ver Jimi brincar com uma vassoura como se estivesse tocando. Seu primeiro instrumento foi um Ukulele antigo com apenas uma corda. Em 1958 seu pai comprou um violão de segunda mão por cinco dólares e pouco tempo depois, Jimi entrou em sua primeira banda, a Velvetones. Não permaneceu por muito tempo, pois queria buscar seus próprios interesses na música.

Em 1961 se alistou ao exército dos Estados Unidos, onde conheceu o baixista Billy Cox. Após ser dispensado por lesão em um treinamento de paraquedas, trabalhou como músico de apoio de artistas como Tina Turner, Sam Cooke e Little Richard.

Jimi Hendrix impressionou diversos artistas e em 1966 formou em Londres com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding a “Jimi Hendrix Experience”, lançando seu primeiro single “Hey Joe” no início de 1967. Logo depois foi lançado o álbum “Are You Experienced”, com canções psicodélicas que se tornaram hino de sua geração. Seu sucesso crescente alcançou o mundo e um marco na história do Rock n Roll foi a emblemática apresentação no festival de Woodstock, em 1969. Hendrix levou o público ao delírio.

Jimi Hendrix foi encontrado morto em 18 de setembro de 1970 por sua namorada Monika Dannemann, no quarto do hotel em que estavam hospedados, em Londres. A causa da morte é desconhecida. A suspeita é de que ele teria ingerido nove pílulas para dormir e tomado vinho tinto, se afogando no próprio vômito. Hendrix influenciou gerações de variados estilos musicais, se tornando um ícone da música mundial.

Fontes:
The Official Jimi Hendrix Site - Jimi Hendrix Biography
G1 - Morte de Jimi Hendrix completa 40 anos neste sábado

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *