Início » Cultura » Nasce Ernest Hemingway, escritor americano
Nesta data

Nasce Ernest Hemingway, escritor americano

No dia 21 de julho de 1899, nasce o famoso escritor americano, cujas obras ainda influenciam a literatura mundial

Nasce Ernest Hemingway, escritor americano
Ganhou o Prêmio Pulitzer e o Prêmio Nobel de Litratura por "O Velho e o Mar" (Foto: Wikipedia)

Nascido em 21 de julho de 1899, em Oak Park, no estado de Illinois, Ernest Hemingway foi um consagrado escritor norte-americano. Entre seus maiores destaques estão os livros “Por Quem os Sinos Dobram” e “O Velho e o Mar”, este último tendo lhe rendido o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.

Filho de um médico da zona rural, cresceu em contato com um ambiente pobre e rude, que conheceu ao acompanhar o trabalho do pai na região. Esse ambiente foi descrito em seu livro de contos In Our Time (1925).

Trabalhava como repórter para um jornal em Kansas City, quando alistou-se no exército italiano em 1916. Foi gravemente ferido na frente de batalha, e permanceu um longo tempo hospitalizado. Ao deixar o hospital, passa a trabalhar como correspondente em Paris. Em 1926, publica O Sol Também Se Levanta, livro que obteria um sucesso surpreendente.

Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários as touradas na Espanha, caçadas submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway era fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.

Ernest Hemingway levou para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro “O Sol se Levanta” relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance “Por Quem os Sinos Dobram” relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.

Casou várias vezes, morou durante muitos anos em Cuba, tornando-se amigo de Fidel Castro.

Muito doente, Hemingway suicidou-se em sua casa de Ketchum, em Idaho (EUA), em 2 de julho de 1961. Seu corpo foi sepultado no condado de Blaine , em Idaho.

Fontes:
E-Biografias-Ernest Hemingway
Uol-Ernest Hemingway

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *