Início » Cultura » Nasce Galileu Galilei
Nesta Data

Nasce Galileu Galilei

No dia 15 de fevereiro de 1564, nasce Galileu Galilei, um dos maiores físicos da história e considerado o pai da cinemática e da mecânica

Nasce Galileu Galilei
Galileu foi defensor da teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, mas foi obrigado pela igreja católica a desmentir suas ideias (Foto: Reprodução/Internet)

Galileu Galilei foi um dos maiores físicos e astrônomos da história da humanidade. Nascido na Itália no dia 15 de fevereiro de 1564, foi o criador da teoria da cinemática e um dos pais da mecânica, física que estuda o movimento, e o principal defensor da teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

Aos dez anos de idade, Galileu foi enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, onde ficou até os 17 anos quando saiu para estudar medicina na Universidade de Pisa. Abandonou o curso pouco tempo depois, ao iniciar-se em física, matemática e astronomia por conta própria.

Em 1592 passou a trabalhar suas teorias matemáticas em Pádua, onde ficou por anos. Em uma visita à Veneza teve notícias da criação da luneta em 1609, construiu sua própria e aperfeiçoou, com ela conseguiu comprovar ser verdadeira a teoria do Heliocentrismo, desenvolvida por Copérnico anos antes.

Em 1611, seu estudo sobre manchas solares onde defendia o sol como centro do sistema solar foi publicado e trouxe problemas a Galileu com sua igreja. Cinco anos depois foi obrigado pelo Papa a desmentir sua teoria me foi para Florença se afastando das pesquisas.

Anos depois publicou o livro “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”, que foi inserido no índex de livros proibidos da igreja católica e novamente foi obrigado a desmentir suas teses. Morreu no dia 8 de janeiro de 1642, aos 78 anos, em uma cidade próxima a Florença.

Fontes:
InfoEscola-Galileu Galilei

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *