Início » Cultura » Nasce Jane Austen
NESTA DATA

Nasce Jane Austen

A famosa escritora inglesa, autora do celebrado 'Orgulho e Preconceito', nasceu no interior da Inglaterra, onde fazia parte da aristocracia rural

Nasce Jane Austen
Seu primeiro romance completo foi 'Lady Susan', escrito aos 19 anos (Foto: Wikipedia)

Jane Austen, uma das mais famosas escritoras inglesas, nasceu no dia 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire. Era a segunda filha de George Austen, um reverendo anglicano, e Cassandra Austen. Cresceu, com seus pais e sete irmãos, em meio a um pequeno grupo social formado pela aristocracia rural inglesa.

Aos oito anos, foi, junto com sua irmã Cassandra – sua melhor amiga durante toda a vida – estudar em um internato, para receber educação formal.

A biblioteca da família foi o principal contato de Jane com os livros. Em sua adolescência, escrevia comédias, e seu primeiro livro finalizado foi Lady Susan, aos 19 anos.

Em 1917, os livros que hoje fazem mais sucesso, “Razão e Sensibilidade” (originalmente chamado de “Elinor e Marianne”) e “Orgullho e Preconceito” (cujo título original era “First Impressions”, ou “Primeiras Impressões”) já estavam finalizados. Foram, porém, rejeitados pelo editor quando seu pai os ofereceu, e só vieram a ser publicados em 1811 e 1813, respectivamente, sob o pseudônimo de “uma senhora”.

Jane Austen também escreveu “Emma”, “Mansfield Park e “A abadia de Northanger”, romances em que faz o retrato da sociedade da época e a busca da mulher pelo melhor casamento, como única forma de ascender socialmente. Em textos carregados de ironia, as aparências são apresentadas pelos diálogos e contradições dos personagens.

Jane Austen nunca se casou. Chegou, quando jovem, a aceitar um pedido de casamento, mas fugiu antes de a cerimônia acontecer.

Morreu em 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison. Deixou inacabado o romance “Sanditon”.

Fontes:
LPM-Jane Austen

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *