Início » Cultura » Nasce Lygia Clark
NESTA DATA

Nasce Lygia Clark

Em 23 de outubro de 1920, nasce a artista contemporânea Lygia Clark

Nasce Lygia Clark
Lygia se autointitulava ‘a não artista’ (Foto: Adar)

Lygia Clark foi uma importante pintora e escultora da arte contemporânea brasileira, que se autointitulava “a não artista”.

Ela nasceu em 23 de outubro de 1920, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Batizada de Lygia Pimentel Lins, ela adotou o pseudônimo Lygia Clark após deixar para trás sua tradicional família de juristas e se mudar para o Rio de Janeiro, em 1947, para estudar arte. Na cidade, ela foi orientada por Burle Marx e Zélia Salgado.

Desde então, dedicou sua vida a revolucionar a arte. Em rejeição ao teor ortodoxo do concretismo ela fundou o neoconcretismo, que criava um novo conceito de arte abstrata. Sua intenção era mudar a natureza e o sentido dos quadros. Para isso, estendia a pintura até a moldura, algumas vezes anulando-a, outras trazendo para dentro do quadro.

Este conceito deu origem a obras como Superfícies Modulares e Contra-Relevos. Entre 1960 e 1964, Lygia trabalhou na obra Bichos, composta por estruturas articuladas que podiam ser manipuladas pelo público. A ideia era fazer o público interagir com a arte, no intuito de despertar sensações e fantasias.

Em 1968, criou a obra A Casa É o Corpo: Labirinto, que simula um útero a ser penetrado pelo visitante, que é levado a experimentar sensações táteis ao passar por compartimentos.

Lygia lecionou arte na Universidade de Sorbonne entre os anos de 1970 e 1975. Em 1978, retornou ao Rio de Janeiro, onde passou a ministrar consultas terapêuticas. Lygia Clark morreu em 25 de abril de 1988, vítima de um ataque cardíaco.

Fontes:
Lygia Clarck-Biografia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *