Início » Cultura » Nasce Marcel Proust
NESTA DATA

Nasce Marcel Proust

No dia 10 de julho de 1871, nasceu o escritor francês Marcel Proust

Nasce Marcel Proust
Proust teve saúde muito frágil desde a infância (Foto: Wikimedia)

Marcel Proust foi um escritor francês, que abandonou a carreira diplomática para se dedicar à literatura. Sofreu com muitos problemas de saúde desde o seu nascimento no dia 10 de julho de 1871, em Auteuil, subúrbio de Paris.

Após uma infância de muitos cuidados em sua cidade natal, Proust mudou-se para Paris, na Champs-Élysées, onde a qualidade do ar ajudava a reduzir as chances de crises de asma. Em 1891, Marcel ingressou na Universidade de Sorbonne para cursar direito e seguir carreira de diplomata, porém logo abandonou para se dedicar à literatura.

Fundou a revista Le Banquet junto com amigos e também colaborava para La Revue Blanche. Passou a frequentar reuniões dos aristocratas, onde suas observações lhe renderam material para começar seu livro Os Prazeres e os Dias.

Após a morte da mãe, herdou sua fortuna e se isolou socialmente. Começou a produzir sua obra Em Busca do Tempo Perdido, dividido em oito volumes e publicado entre 1913 e 1927. Os volumes são: No Caminho de Swann, À Sombra das Raparigas em Flor, O Caminho de Guermantes (1 e 2), Sodoma e Gomorra, A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Redescoberto.

O romance é tido como uma das maiores obras da história da literatura. Proust morreu antes do fim da publicação, em 1922 em Paris.

Fontes:
UOL-Marcel Proust

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *