Início » Cultura » Nasce Nicolau Copérnico
Nesta Data

Nasce Nicolau Copérnico

No dia 19 de fevereiro de 1473, nasce Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês criador da teoria heliocêntrica

Nasce Nicolau Copérnico
Copérnico foi cônego na cidade de Frauenburg, ele adiou a publicação de sua teoria por medo de reação da Igreja Católica (Foto: Reprodução/Internet)

Nicolau Copérnico foi um astrônomo e matemático nascido na polônia no dia 19 de fevereiro de 1473. Copérnico é considerado o pai da astronomia moderna e o criador da teoria Heliocêntrica, que o sol é o centro do sistema solar e não a terra.

Nascido em Torun, na Polônia, ficou órfão aos 11 anos e foi morar com seu tio. Aos 17 anos foi estudar medicina na Universidade de Cracóvia. Seis anos depois, passou a estudar Direito Canônico na Universidade de Bolonha e passou a aprofundar seus conhecimentos sobre matemática, filosofia e astronomia.

Em 1501, voltou à Polônia e ordenou-se padre e assumiu o cargo de cônego na catedral de Frauenburg. Pouco tempo depois volto a Itália, onde passou cinco anos frequantando diferentes universidades e aprimorando seus conhecimentos. Em 1506 foi para Heilsberg, onde cuidou de seu tio até a morte, em 1512. Voltou a Frauenburg e retomou seu cargo de cônego, dessa vez vitalício.

Enquanto exercia sua carreira religiosa, Copérnico aprimora seus estudos em astronomia e desenvolve os cálculos matemáticos que o permitiram criar a teoria do heliocentrismo. Copérnico adiou a publicação de sua teoria por medo da reação da igreja. Até 1540, quando em conjunto com Georg Joachim von Lauchen, mais conhecido como Rheticus, publica o “Prima Narratio”, um informativo que relata as investigações de ambos sobre a astronomia.

Seu livro “Das Revoluções dos Corpos Celestes” só foi publicado em 1543 com alterações não autorizadas por ele. Poucos meses depois, em maio do mesmo ano, Copérnico morreu com o manuscrito original livro em sua posse.

Fontes:
InfoEscola-Nicolau Copérnico

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *