Início » Cultura » Voltaire, filósofo francês, ícone do Iluminismo
NESTA DATA

Voltaire, filósofo francês, ícone do Iluminismo

Voltaire, que em suas escritas combateu o fanatismo, a tirania e a crueldade, morreu em 30 de maio de 1778

Voltaire, filósofo francês, ícone do Iluminismo
As ideias presentes nos escritos de Voltaire expressam a perspectiva do Iluminismo (Foto: Wikimedia))

François-Marie d’Arouet (21 de novembro de 1694–30 de maio de 1778), mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, foi um escritor e filósofo francês que desempenhou um papel singular no movimento do século XVIII chamado Iluminismo.

Suas escritas refletiam uma nova concepção de filosofia e do papel do filósofo que, em vários aspectos, influenciaram o conceito moderno dos dois termos. Mas ele não pertenceu apenas ao campo da filosofia. Escreveu peças, contos e poemas assim como tratados filosóficos.

De variados gêneros, sua escrita sempre combatia a tirania, a intolerância, o fanatismo e a crueldade. Através de sua capacidade crítica e sua propensão à sátira, Voltaire propagou um ideal de progresso que permanece atual nos dias de hoje.

Voltaire foi um defensor ferrenho de uma concepção de ciência natural que, em sua mente, servia como o antídoto para a investigação filosófica vã e infrutífera. Ao aproximar ciência e filosofia, ele apontou a filosofia para caminhos que ela posteriormente seguiria.

Voltaire nasceu em Paris, em uma família rica e aristocrática. Era o caçula de cinco filhos do casal François Arouet e Marie Marguerite Daumand. Abandonou os estudos de Direito para se se dedicar à escrita. O filósofo obteve sucesso como escritor com suas peças, principalmente com as tragédias clássicas. Por conta de seus pensamentos em defesa das liberdades civis e religiosa e do livre comércio, foi preso duas vezes.

Morou um tempo na Inglaterra e mudou-se para Berlim em 1750, a convite de Frederico II da Prússia. Mais tarde, vai para a Suíça, onde escreve sua obra mais conhecida, Cândido (1759). Suas ideias influenciaram pensadores importantes, tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Voltaire produziu cerca de 70 obras.

Voltaire morreu em Paris, aos 83 anos, quando estava na cidade para supervisionar a produção de uma de suas peças.

 

Fontes:
History-Nasce o escritor e filósofo iluminista Voltaire
Biography.com-Voltaire
LPM-Vida & Obra
Stanford Enciclopedia of Philosophy - Voltaire

1 Opinião

  1. Adilson C. Rocha disse:

    Quem e contra a violencia e a favor da liberdade, principalmente religiosa; merece consideracao.Mas ele pode voltar a viver novamente; Jesus disse em Joao 5:28,29, “Ouvirao a sua voz e sairao”. Sairao de onde? Ele quiz dizer que sairao dos tumulos. Essa e a ressurreicao prometida por nosso Deus “JEOVA”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *