Início » Cultura » Artes Plásticas » Nasce Salvador Dalí
Nesta Data

Nasce Salvador Dalí

No dia 11 de maio de 1904, nasce Salvador Dalí, principal nome do movimento surrealista no mundo

Nasce Salvador Dalí
Dalí teve sua obra influenciada por Picasso durante uma parte de sua carreira (Foto: Reprodução/Internet)

Salvador Dalí é o principal nome do movimento surrealista, uma inspiração para qualquer artista do meio. O que se destaca em suas obras é a combinação de imagens estranhas com beleza plástica. O pintor espanhol nasceu no dia 11 de maio de 1904, em Figueres na Espanha.

Dalí era de uma família de classe média, seu pai tinha origem árabe e sua mãe era muito católica. Iniciou nas artes na Escola de Desenho Municipal. Sua primeira exposição foi em 1919. Três anos depois, mudou-se para Madri, onde cursou a Academia de Artes de San Ferrando, de onde foi expulso em 1926, após dizer que ninguém lá tinha competência para avaliá-lo.

Em sua primeira viagem à Paris, conheceu Pablo Picasso, que influenciou sua pintura por anos, até desenvolver seu próprio estilo. Em 1929, suas exposições começaram a se tornar mais importantes e Dalí se juntou ao grupo surrealista de Montparnasse.

Dez anos depois, foi expulso do grupo de pintores por não ser marxista e declarou que “o surrealismo sou eu”. Com o início da Segunda Guerra, o espanhol se mudou para os Estados Unidos, onde publicou sua autobiografia “A Vida Secreta de Salvador Dalí”.

Em 1960 voltou à sua cidade, Figueres na Catalunha, onde ficou até morrer. Entrou em depressão após a morte de sua esposa, em 1982. Sete anos depois, Dalí morreu em decorrência de uma pneumonia.

Fontes:
UOL-Salvador Dali

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *