Início » Cultura » Nasce Tenzin Gyatso
Nesta Data

Nasce Tenzin Gyatso

No dia 6 de julho de 1935, nasce Tenzin Gyatso, o 14° dalai-lama. Ele recebeu o prêmio Nobel da Paz de 1989

Nasce Tenzin Gyatso
Os tibetanos acreditam que Gytaso é a manifestação de Cherenzig (Foto: Wikimedia)

Dalai-Lama é o líder religioso do povo tibetano. O atual ocupante do cargo é Tenzin Gyatso, o 14° dalai-lama, que já recebeu um prêmio Nobel da Paz em 1989 e centenas de títulos de doutor honoris causa. Gyatso nasceu no dia 6 de julho de 1935.

Tenzin nasceu em uma pequena vila no noroeste do Tibet, chamada Taktser, sua família era camponesa. Seu nome de nascimento é Lhamo Dhondup, porém, aos três anos, teve o nome alterado por acreditarem que ele era a reencarnação do 13° dalai-lama, Thubten Gyatso.

O povo do Tibet acredita que os líderes religiosos são a manifestação do Bodhisattva, um ser iluminado que adiou a entrada no nirvana para reencarnar e servir à humanidade, da Compaixão. Gyatso, além disso, é tido como uma manifestação de outra entidade, o Cherenzig, descendente direto de um menino que viveu na época de Buddha.

Em 1959, Gytaso fugiu para a Índia após a invasão das tropas da China no país. Ele foi orientado por um oráculo a fazê-lo. Oito anos depois passou a fazer a peregrinação pelo mundo para lutar pelos direitos humanos dos tibetanos.

Em 17 de outubro de 2007, recebeu a maior premiação civil dos Estados Unidos, a Medalha de Ouro do Congresso Americano, do presidente na época, George W. Bush.

Fontes:
Folha-Saiba mais sobre Tenzin Gyatso, o 14° dalai-lama

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *