Início » Cultura » Nasce Umberto Eco
NESTA DATA

Nasce Umberto Eco

No dia 5 de janeiro de 1932, nasceu Umberto Eco, um dos mais consagrados escritores italianos

Nasce Umberto Eco
Em 1980, Eco publicou 'O Nome da Rosa', romance que o consagrou (Foto: Wikimedia)

Nascido no dia 5 de janeiro de 1932, em Alexandria, Piemonte, Umberto Eco foi considerado um dos expoentes da nova narrativa italiana. Exerceu grande influência sobre os meios intelectuais ao estudar os fenômenos de comunicação ligados à cultura de massas, como histórias em quadrinhos, telenovelas e cartazes publicitários.

Depois de estudar filosofia na Universidade de Turim, começou a carreira de filósofo com a ajuda de Luigi Pareyson. Seus primeiros trabalhos foram dedicados ao estudo da estética medieval, especialmente os textos de São Tomás de Aquino.

Em 1980, publicou “O Nome da Rosa”, seu primeiro romance (mas não sua primeira publicação), que o consagrou. Ambientado em um mosteiro da Idade Média, pleno de erudição e intrigas, foi um sucesso de vendas. Foi adaptado para o cinema em 1986. Em 1989, lançou “O Pêndulo de Foucault”, que classificou como “um romance das ideias, sobre a relação entre razão e irracionalismo”. Na trama, uma teoria conspiratória desenvolvida por diversão sai do controle quando os personagens passam a ser perseguidos por uma sociedade secreta, que os julga detentores de um segredo dos Cavaleiros Templários.

Em 2010, Umberto Eco lançou “O Cemitério de Praga”. Na obra, o avô do protagonista é um antissemita que acredita que os maçons, os templários e a seita secreta dos Illuminati estiveram por trás da Revolução Francesa. No seu mais recente trabalho, “Número Zero” (2015), o autor levou seu interesse pelas teorias conspiratórias para o ambiente da redação de um jornal de Milão, em 1992. Umberto Eco morreu em Milão, Itália, no dia 19 de fevereiro de 2016.

Fontes:
E-Biografia-Umberto Eco

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *