Início » Cultura » Nasceu Amedeo Modigliani
NESTA DATA

Nasceu Amedeo Modigliani

Em 12 de julho de 1884, nasceu Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano

Nasceu Amedeo Modigliani
As maiores influências da sua carreira foram as pinturas renascentistas de Siena e as esculturas africanas (Reprodução/Internet)

Filho de pais judeus, Amedeo Modigliani fazia parte de uma família próspera italiana. Durante a infância, contraiu a febre tifóide, que o acompanhou por toda a vida, chegando a gerar complicações. Mais tarde, foi contaminado pela tuberculose.

Amedeo, apesar de ter estudado na Escola Livre de Florença e no Instituto de Artes de Veneza, construiu toda sua carreira artística na França, onde foi morar definitivamente em 1906. Lá, fez parte da Moderna Escola de Paris, que era um grupo de artistas que trabalhavam na cidade entre as duas grandes guerras mundiais.

Em 1914, tentou alistar para participar da guerra, porém foi rejeitado por conta da saúde fragilizada. Durante sua vida, Amedeo pode ser considerado um autodidata. As maiores influências da sua carreira foram as pinturas renascentistas de Siena e as esculturas africanas.

No ano de 1917,realizou a primeira exposição individual da sua carreira, na galeria Weil de Paris. Contudo, ela gerou muita polêmica por conta dos nus pintados por Amedeo que chocaram o público. Com isso, a exposição durou apenas um dia. Três anos mais tarde, no dia 24 de janeiro de 1920,morreu vítima do consumo de haxixe e do álcool que agravaram a saúde, já debilitada por conta da tuberculose.

 

Fontes:
UolEducação-Amedeo Modigliani

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *