Início » Cultura » O exército comunista chinês invade Pequim
Nesta Data

O exército comunista chinês invade Pequim

No dia 22 de janeiro de 1949, o exército comunista chinês invadiu Pequim

O exército comunista chinês invade Pequim
Mao Tse-Tung proclamando a república popular da China. Ele liderou as tropas comunistas durante o período da Guerra Civil (Foto: Reprodução/Internet

Em 22 de janeiro de 1949, o exército do Partido Comunista Chinês, liderado por Mao Tse-Tung, invadiu a cidade de Pequim durante a Guerra Civil Chinesa. A guerra teve duração de 29 anos, tendo começado em 1922 e acabado em outubro de 1949, quando foi fundada a República Popular da China.

O conflito iniciou-se quando Chiang Kai-Shec assumiu o poder do partido nacional, conhecido como kuomitang (KMT). Kai-Shec tentou se utilizar da força para submeter os chefes locais ao governo central. Isso provocou um levante de operários comunistas, que fundaram o Partido Comunista Chinês e tentaram tomar o poder de importantes cidades do país. Os exércitos governamentais massacraram os comunistas.

O partido comunista, que vinha ganhando adeptos desde 1921, perdeu muito de seu efetivo até 1930. Em 1931, Mao Tse-Tung assume o comando do exército vermelho e passar a basear sua revolução nos camponeses, se utilizando de sovietes rurais e táticas de guerrilha.

Os dois partidos fizeram uma trégua diante da ameaça japonesa, que invadia o território chinês em 1937. Chiang Kai-Shec se demonstrava incapaz de enfrentar o exército adversário, usando a tática da terra arrasada, onde recuava e destruía toda a infraestrutura das regiões que seriam conquistadas pelos japoneses.

Enquanto isso, o exército comunista combatia os nipônicos através de suas táticas de guerrilha e freavam o avanço da tropa adversária. Após o bombardeio americano no Japão, as tropas foram retiradas e a guerra Sino-Japonesa se encerrou.

O fim de uma guerra marcou o recomeço da outra, na corrida em busca de dominar os espaços antes conquistados, os kuomitang e os comunistas recomeçam a guerra civil, porém dessa vez o exército de Tse-Tung tem mais força. Come mais de 600 mil guerrilheiros eles avançam sobre os exércitos de Kai-Shec obtendo importantes vitórias. No dia 22 de janeiro, os comunistas conquistam Pequim e dois dias depois selam a vitória na guerra ao conquista Nanquim.

Apesar da guerra ter se encerrado no dia 24 de janeiro, a nova República Popular Chinesa só seria proclamada meses depois, em outubro de 1949.

Fontes:
InfoEscola-Guerra Civil Chinesa

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *